A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC) e o Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) estão a realizar a exposição “Incêndios Rurais”, no centro comercial Alma Shopping.
A mostra, patente até ao dia 9 (domingo), “apela a todos os cidadãos para os cuidados a ter nos espaços rurais/florestais, especialmente nesta época do ano”, afirma a CMC.
Além disso, “destaca o trabalho das equipas dos Bombeiros Sapadores e dos Sapadores Florestais na prevenção, no combate e no rescaldo aos incêndios rurais, bem como na proteção das populações face a um evento desta natureza”, completa.
Na ocasião, estará representado um povoamento de pinheiro-bravo, juntamente com alguns exemplares de carvalho-português e um exemplar de espécies ripícolas, bem como algumas espécies subarbustivas, nomeadamente o tojo, a urze e ainda a carqueja.
Os visitantes vão poder também apreciar uma viatura ligeira de combate a incêndios rurais, algumas ferramentas manuais de combate a incêndios e equipamentos de proteção individual utilizados pelos operacionais da Companhia de Bombeiros e pelos Sapadores Florestais.
“A CBSC, fundada a 13 de março de 1781, é a quarta corporação mais antiga do país. Atualmente, é composta por um efetivo de 108 bombeiros e 19 recrutas, distribuídos em quatro núcleos de Estado Maior e cinco pelotões operacionais. Em 2022, a CBSC apresentou um total de 5.896 saídas, mobilizando 18.108 bombeiros, que percorreram um total de 158.681 quilómetros”, revela a autarquia.
A exposição tem entrada livre.