17 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Algumas freguesias de Coimbra com inscrições abertas para cabazes de Natal

12 de Novembro 2021

A população residente na Freguesia de Santo António dos Olivais e nas Uniões das Freguesias (UF) de Coimbra, Santa Clara e Castelo Viegas e São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades já se pode inscrever para receber o tradicional Cabaz de Natal. Estas são algumas das freguesias de Coimbra que mantêm esta tradição há vários anos, um hábito que se começa a estender a outras e que tem como finalidade assegurar um Natal mais recheado e aconchegante às famílias que vivem com maiores dificuldades.

As famílias ou pessoas que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade financeira devem dirigir-se às respetivas Juntas de Freguesia para efetuarem a inscrição para os cabazes de Natal. Bem conhecedoras da realidade que se vive nas suas freguesias, estas Juntas procuram desta forma, para além do apoio social que asseguram ao longo de todo o ano, proporcionar a quem vive com menos um Natal mais feliz. A área social é, assumidamente, uma das que muito preocupa, uma vez que a qualidade de vida deve ser encarada como a grande prioridade. Com a entrega destes cabazes – largas centenas, de acordo com o previsto – vão garantir que tenham todos os bens essenciais para a ceia de Natal, não faltando os produtos tradicionais da época, como o bacalhau, o Bolo Rei e algum “miminho” para as crianças.

Esses são os bens comuns a todos os cabazes de Natal que serão entregues por cada uma destas Juntas de Freguesia. Mas o cabaz será muito mais recheado, contendo grande quantidade de bens não perecíveis, como arroz, massas, leite, óleo, azeite, açúcar, enlatados, alguns doces e brinquedos para os mais novos, entre outros produtos.

Freguesia dos Olivais apela à generosidade da comunidade

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais continua a fazer da área social uma das suas maiores prioridades. Responder às necessidades dos seus habitantes é uma das grandes preocupações que tem ao longo de todo o ano. O Gabinete de Ação Social da Junta, juntamente com a Comissão Social de Freguesia e muitas vezes com a ajuda da comunidade, tem procurado chegar a todas as pessoas que necessitam.

A par com todas estas ajudas diárias, tem agora em curso as inscrições para os cabazes de Natal. O presidente da Junta, Francisco Rodeiro, explica que “são apoiadas cerca de 200 famílias com domicílio na área da freguesia”. Neste caso, para salvaguardar que “não haja sobreposição de donativos”, ou seja, pessoas ou agregados familiares a receber mais do que um cabaz, foi constituída “uma espécie de uma cadeia de ligação com outras instituições, reunindo os representantes da Junta e de cada uma destas entidades para identificar as famílias necessitadas.

“Queremos, enquadrado no espírito de Natal, contribuir para reduzir as dificuldades de muitos agregados familiares com residência em Santo António dos Olivais. Pretendemos levar-lhes um pouco de conforto nesta quadra festiva”, realça o presidente.

Francisco Rodeiro explica que “a Junta, através da Comissão Social, entrega alimentos durante todo o ano, mas este é um donativo diferente, porque há a preocupação de que os cabazes contenham alguns produtos alusivos à quadra e que permaneçam no tempo, com mais durabilidade”, de forma a garantir que os bens alimentares não faltem a nenhuma família nesta época festiva.

O presidente aproveita esta época para apelar também à solidariedade e generosidade da comunidade. Pede, a quem o possa fazer, para que entregue na Junta bens que possam integrar estes cabazes, na “certeza de que serão bem aplicados e irão ajudar e deixar mais felizes as famílias” neste Natal.

UF de Coimbra prevê entregar mais de 400 cabazes

A UF de Coimbra estima entregar mais de 400 cabazes de Natal este ano. Já no ano passado a meta dos 400 foi ultrapassada mas o presidente da Junta, João Francisco Campos, estima que volte a subir, fruto do contexto económico e social que se continua a viver.

“No ano passado entregámos mais de 400 e este ano, infelizmente, estamos a contar que sejam ainda mais porque os efeitos da pandemia ainda se estão a sentir muito na população. Embora a economia esteja gradualmente a subir também é verdade que há muitos impactos que a pandemia teve que só se estão a sentir agora, como o fim dos apoios e das moratórias”, explica. O presidente diz que estão a chegar novamente à Junta mais pedidos de apoio, sobretudo para pagamento de faturas de água e luz.

“Há pessoas que chegaram a um estado em que se viram obrigadas a perder a vergonha e a pedir ajuda”, lamenta, deixando no entanto uma palavra de conforto e a garantia de que a “Junta está sempre de portas abertas e pronta para ajudar”.

Os cabazes de Natal surgem com esse intuito de proporcionar um Natal mais rico e aconchegante a essas famílias. Ao contrário de outros apoios, este contempla não só a população recenseada na freguesia mas também os residentes, como estrangeiros.

João Francisco Campos diz que a preocupação passa por “responder a todos os pedidos, porque quem normalmente pede este apoio é porque realmente necessita”. Lembra também que este é apenas um cabaz especial, entre as muitas centenas de cabazes de bens alimentares que a Junta entrega ao longo do ano, uma ação solidária que tem sido possível graças ao apoio de muitas entidades que têm ajudado a Junta nesta missão de garantir que não faltam alimentos às famílias.

As inscrições podem ser efetuadas, até ao dia 22 de novembro, na sede e nas várias delegações da UF de Coimbra – Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu.

UF de Santa Clara e Castelo Viegas apoia famílias e instituições

A UF de Santa Clara e Castelo Viegas prevê entregar cerca de 350 cabazes de Natal este ano, o mesmo do anterior. O presidente da Junta, José Simão, explica que, à semelhança do que tem sucedido no passado, este apoio contempla as famílias mas também algumas instituições sociais que trabalham com população mais vulnerável.

“Este é um apoio que consideramos muito importante. É um aconchego que levamos, nesta época do Natal, às pessoas da freguesia que têm mais carência”, realça. É um apoio diferente do que é dado ao longo do ano, já que estes cabazes têm os produtos mais típicos da quadra, de forma a que “todos possam ter uma mesa recheada na Consoada”.

A área social é uma das que tem merecido sempre especial atenção da Junta. José Simão realça que “as portas estão sempre abertas” para quem precisar e destaca todo o trabalho que tem sido feito, em articulação com a Comissão Social de Freguesia e com as várias instituições da UF. Destaca e agradece também o apoio de várias entidades que têm apoiado a Junta com donativos diversos, bens que são depois distribuídos pelas famílias que deles necessitam.

As inscrições estão a decorrer, podendo ser efetuadas nos serviços da UF.

UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades prevê entregar 300

A UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades estima entregar cerca de 300 cabazes de Natal este ano, um número semelhante ao do último Natal. A ação social continua a ser também uma das grandes prioridades do Executivo de Jorge Veloso que todos os meses colabora com as instituições da UF que asseguram apoio alimentar às pessoas e famílias que se encontram em situação de carência.

“Além dos cabazes de Natal que vamos dar em dezembro, todos os meses participamos na preparação de bens alimentares para distribuir pelas famílias carenciadas. São 180 as famílias apoiadas todos os meses pela Conferência de S. Vicente de Paulo com a nossa colaboração”, realça o presidente.

A entrega deste mês realizou-se esta semana, contendo os cabazes os mais variados bens essenciais, sobretudo não perecíveis, incluindo também alguns frescos, como frango, sendo estes assegurados pela Junta.

Os cabazes de Natal irão conter todos estes bens essenciais mas vão transportar também alguma da magia do Natal, com os produtos que não podem faltar à mesa na noite da Consoada.

“Queremos cabazes de Natal bem recheados. Não há muito que variar. Preferimos fornecer alimentos, na maior quantidade possível, do que estar a promover, por um exemplo, um evento de diversão para os mais novos. Queremos assegurar um Natal acolhedor a toda a família, contribuir para que possam viver esta quadra com mais qualidade e mais alegria”, realça Jorge Veloso.

As inscrições decorrem até 10 de dezembro, nas sedes da Junta de Bencanta e Ribeira de Frades.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM