16 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Algumas freguesias de Coimbra abrem inscrições para cabazes de Natal

13 de Novembro 2020

A Freguesia de Santo António dos Olivais, a União de Freguesias (UF) de Coimbra, a UF de Santa Clara e Castelo Viegas e a UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades estão já a tratar da preparação dos cabazes de Natal. Nos tempos difíceis que vivemos, que agravaram as situações de carência de tantas famílias, pretendem assegurar algum conforto nesta quadra festiva, oferecendo-lhes cabazes com todos os bens necessários para que possam ter uma época mais recheada e feliz.

Mantendo viva a tradição, estas Juntas de Freguesia preparam mais um Natal solidário. Apesar de estarem atentas e presentes ao longo de todo o ano, procurando responder a todas as situações de carência que vão surgindo, querem fazer desta época festiva um momento feliz e acolhedor. Neste ano atípico, em que a pandemia da Covid-19 nos surpreendeu a todos e deixou tantas famílias em situações ainda mais complicadas, este gesto tem ainda maior simbolismo e vai, com certeza, confortar muitas centenas de famílias que se deparam agora com maiores dificuldades económicas.

Freguesia de Santo António dos Olivais

A área social tem sido uma das preocupações maiores da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. Nos últimos meses, com o impacto negativo que a pandemia teve na vida de tantas famílias, o executivo reforçou o trabalho nesta área e tem procurado ajudar todos aqueles que mais precisam.

Agora, com o Natal cada vez mais próximo, está já a pensar nesta quadra festiva e com tanto simbolismo para as famílias. Apela, por isso, a quem possa para que ajude a Junta a rechear os cabazes de Natal, oferecendo bens não perecíveis, como arroz, massas, leguminosas, atum, salsichas, açúcar, farinha, bolachas, azeite, óleo e cereais. Estes bens podem ser entregues na sede da Junta, decorrendo o período de recolha de 1 a 15 de dezembro. Depois de contabilizados os donativos, a equipa da Junta irá adquirir tudo o que estiver em falta, sendo que o bolo rei e o bacalhau são sempre os últimos produtos a serem comprados.

O presidente da Junta, Francisco Andrade, explica que a atribuição dos cabazes é preparada em articulação com todas as entidades que integram a Comissão Social de Freguesia, de forma a “chegar a cada vez mais famílias e evitar que haja atribuições em duplicado”. Os agregados familiares contemplados são sinalizados pelo Serviço de Ação Social da Junta e pelas entidades que compõem a Comissão Social.

De referir que a Freguesia tem procurado responder às carências e dificuldades das famílias, contando com a ajuda da sociedade. Recorde-se que na semana passada a Comissão Social lançou um “apelo solidário” à comunidade para que a ajudasse a arranjar mobiliário para apoiar uma família. De acordo com a Comissão, eram precisas duas camas de casal com colchão, duas mesas de cabeceira, duas estantes para livros, um móvel para a sala e uma mesa, bens que foram já conseguidos.

Neste momento, são precisos um fogão a gás e roupeiros. Há ainda outra situação que necessita de resposta, nomeadamente uma jovem do ensino secundário que precisa de um computador portátil, uma vez que se encontra em casa de quarentena. Quem puder ajudar deve contactar a Comissão Social de Freguesia, através do email csfsao@hotmail.com.

União de Freguesias de Coimbra

A União de Freguesias de Coimbra tem já em curso as inscrições para os Cabazes de Natal, que podem ser efetuadas até dia 26 de novembro numa das várias sedes da UF – Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e S. Bartolomeu.

Estes cabazes destinam-se a todos os fregueses com necessidades económicas comprovadas. Assim, no ato de inscrição devem apresentar, como explica a UF, os “documentos necessários”, onde constem todos os elementos do agregado familiar, número de Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão, declaração do IRS referente ao ano anterior, últimos recibos de vencimento e comprovativos de atribuição de subsídios (abono de família ou Rendimento Social de Inserção).

A UF de Coimbra apela também à solidariedade das empresas que se queiram associar a este ato, realçando que “juntos somos mais fortes”.

As inscrições podem ser efetuadas nas sedes das Juntas da Sé Nova e de Santa Cruz de segunda a sexta feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Na Delegação de Almedina podem ser efetuadas às terças e quintas feiras, das 14h00 às 18h00, e na de S. Bartolomeu às quartas e sextas, das 15h00 às 19h00.

O presidente da UF, João Francisco Campos, recorda que no ano passado foram entregues cerca de 300 cabazes, número que estima possa crescer cerca de 20 por cento este ano, tendo em conta o aumento das situações de carência, fruto da pandemia. Tal como em 2019, os agregados com filhos irão receber também presentes para as crianças.

O autarca frisa que a UF apoia as famílias ao longo de todo o ano, das mais diversas formas, sendo contudo esta uma época especial, procurando por isso garantir algum conforto e uma mesa recheada a quem se depara com maiores dificuldades.

UF S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades

Na UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades as inscrições começaram ontem e podem ser efetuadas até 11 de dezembro. Para realizar as respetivas candidaturas, as pessoas devem apresentar o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão de todos os elementos do agregado familiar, bem como declaração do IRS de 2019 e nota de liquidação, se possível. São necessários também documentos que comprovem o valor da pensão, subsídio de desemprego, Rendimento Social de Inserção, bolsa ou qualquer outro apoio financeiro. Devem apresentar ainda recibo de renda de casa ou valor do empréstimo bancário.

O presidente da UF, Jorge Veloso, recorda que no ano passado foram entregues cerca de 280 cabazes de Natal, número que deverá subir este ano, tendo em conta o agudizar das dificuldades de algumas famílias. “A Comissão Social de Freguesia tem as famílias sinalizadas mas, para além dessas, há sempre outras que aparecem, que também precisam e que também recebem os cabazes”, explica.

Esta é uma das muitas ações que a UF promove ao longo do ano, no sentido de ajudar quem mais precisa. Jorge Veloso recorda que, ainda esta semana, a Conferência S. Vicente de Paulo entregou 150 sacos com alimentos a outras tantas famílias sinalizadas pela Comissão Social e que são apoiadas mensalmente por esta instituição, com o apoio da UF.

UF Santa Clara e Castelo Viegas

A UF de Santa Clara e Castelo Viegas também já abriu as inscrições para os cabazes de Natal. As inscrições podem ser efetuadas até ao final do mês, todos os dias úteis na sede de Santa Clara e em Castelo Viegas às quintas feiras das 10h00 às 12h00.

Ao candidatarem-se a este apoio, devem apresentar documento de identificação do agregado familiar, comprovativos de despesas (faturas da água, luz, telecomunicações/televisão, gás, recibos do passe, recibos dos medicamentos e renda de casa) e de rendimentos (incluindo o IRS de 2019) e declaração da Segurança Social do recebimento de pensões e ou prestações sociais.

O presidente da UF, José Simão, recorda que a Junta oferece cabazes de Natal há já cerca de 20 anos, gesto solidário que assegura também ao longo de todo o ano, com a entrega de vários apoios às famílias que vivem com necessidades, nomeadamente bens alimentares e pagamento de rendas, medicamentos, entre outros. No ano passado, a UF entregou 250 cabazes de Natal, número que quer repetir este ano. José Simão lembra que, muito recentemente, a Junta entregou 250 cabazes de produtos congelados, adquiridos com a verba (cinco mil euros) que estava canalizada para o Orçamento Participativo que este ano não contou com qualquer candidatura. Dispõe ainda de cartões de 25 euros do Intermarché para apoiar famílias em situação de carência alimentar, devidamente sinalizadas pela Comissão Social de Freguesia, apoio sujeito à entrega de recibo, de forma a comprovar a aquisição exclusiva de produtos alimentares. “Procuramos ajudar todo o ano. Contamos com o apoio de algumas instituições e empresas e, todos juntos, tentamos chegar a quem mais precisa”, frisa o autarca.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM