9 de Novembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Alegria e muita emoção nos 917 anos de S. Martinho do Bispo

30 de Julho 2021

Foi num ambiente de grande festa e saudável confraternização que S. Martinho do Bispo celebrou, na terça feira, 917 anos de história. Muitas dezenas de pessoas reuniram-se no largo em frente à Junta, em Bencanta, neste final da tarde, para assistir à evocação da longa história desta freguesia e participar nas homenagens que a União das Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades prestou a algumas entidades que, pelo seu trabalho, têm contribuído para o desenvolvimento e projeção desta freguesia.

As comemorações decorreram ao livre e reuniram pessoas de todas as gerações. O presidente, Jorge Veloso, começou por enaltecer a importância da preservação da história, dos usos, costumes e tradições do povo. “Temos memória e tendo memória contribuiremos para que haja história. Um povo que não tem memória não tem história”, disse, recordando o trabalho reunido na monografia agora apresentada mas também o trabalho que tantas entidades têm vindo a desenvolver, começando pelo setor social, área em que “S. Martinho do Bispo está exemplarmente servida”, sem esquecer o desporto, “a qualidade não só dos seus atletas como dos seus dirigentes e sócios” que, no final da época, se distinguem pelo “êxito e títulos conquistados”. Não esqueceu também a dinâmica a nível empresarial e do ensino, nem o papel da juventude.

Jorge Veloso (presidente da UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades), Manuel Machado (presidente da Câmara de Coimbra) e João Pinho (autor da monografia)

As homenagens começaram com o reconhecimento ao Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que tem cerca de 50 por cento da sua força nesta freguesia. No total, o IPC tem nas escolas sediadas em S. Martinho do Bispo cerca de 6.000 mil alunos, cerca de 250 docentes e cerca de 200 funcionários não docentes. O presidente do IPC, Jorge Conde, que recebeu esta distinção, manifestou o desejo de criar “um campus cada vez mais ativo e dinâmico nesta freguesia”, adiantando que está nos projetos construir uma Escola Superior de Turismo e investir também em mais residências universitárias.

O reconhecimento ao IPC foi entregue ao presidente Jorge Conde por Manuel Machado

Seguiu-se o reconhecimento à Bluepharma, empresa farmacêutica que está a comemorar 20 anos. Concentra os seus esforços no fabrico, investigação, desenvolvimento e comercialização de medicamentos, tendo em curso um grande volume de investimentos em novos espaços do concelho, incluindo em S. Martinho do Bispo. O presidente Paulo Barradas recordou o percurso desta empresa que conta com um grupo de 20 empresas e que está presente em várias partes do mundo. Destacou também o crescimento em termos de recursos humanos, com a empresa a passar de 58 para 580 trabalhadores, bem como o forte investimento que está a realizar em S. Martinho do Bispo mas também em Eiras, enaltecendo ainda a presença em Cernache e Taveiro.

O presidente da UF, Jorge Veloso, entregou a medalha ao presidente da Bluepharma, Paulo Barradas

As homenagens continuaram com o reconhecimento à Conferência São Vicente de Paulo, pelo prestimoso trabalho que sempre tem vindo a desenvolver na área social mas, em especial, nesta fase da pandemia. Os pedidos de apoio aumentaram consideravelmente, passando de 115 famílias apoiadas para 168. Celina Almeida, que recebeu a medalha, agradeceu o trabalho de todos quantos têm ajudado a Conferência nesta sua missão, deixando uma palavra especial à UF.

A medalha da Conferência São Vicente de Paulo foi entregue a Celina Almeida pelo padre Manuel Carvalheiro, também homenageado nesta sessão

O Agrupamento de Escuteiros 893 de Fala, assim como o pároco Manuel Carvalheiro, foram também reconhecidos, tendo sido muito enaltecido o trabalho que desenvolvem em prol da comunidade e dos jovens.

S. Martinho do Bispo não esqueceu o importante trabalho do Agrupamento de Escuteiros 893 de Fala

Muitas palmas para o Vigor

O Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” esteve em grande destaque nesta gala. As secções de Futebol e Ginástica Acrobática foram distinguidas pela UF pela excelente época desportiva e os atletas presentes, bem como a Direção, foram muito aplaudidos, de forma mesmo emocionada, nesta sessão.

Jorge Veloso destacou a dinâmica que a freguesia tem na área desportiva e felicitou a equipa de futebol sénior pela subida ao Campeonato de Portugal. Lamentou que a Direção do clube tenha entendido que não reunia as condições para militar nesse escalão e manifestou a disponibilidade da Junta para apoiar no que estiver dentro das suas possibilidades, tanto no futebol como na ginástica, adiantando já que irá apoiar a ida dos dois ginastas a Itália, em setembro.

O presidente do Vigor, Mário Fernandes, que recebeu a medalha, não escondeu o orgulho pelo percurso do clube, que conta atualmente com cerca de 360 atletas nas modalidades da patinagem, futebol, natação e ginástica. Agradeceu a todos pelo trabalho desenvolvido e, sobre a equipa de futebol, disse que a não participação no Campeonato Nacional foi “uma decisão honesta”, tomada com o intuito de “não hipotecar o futuro do clube”, uma vez que “as despesas iriam superar as possibilidades do clube”. Não poupou, contudo, elogios a todos os atletas, que “têm sido uns heróis”.

José Nunes entregou a medalha a Mário Fernandes, presidente do Vigor, um reconhecimento pela subida da equipa de futebol aos nacionais

Heróis foram também os ginastas do Vigor, com vários títulos conquistados nos últimos dias, sendo de destacar, a par das medalhas de ouro, o percurso do par misto João Carreira e Matilde Cruz que vai representar Coimbra e Portugal na Competição Europeia, em Itália.

Este grupo foi muito elogiado e, para além do presidente da Junta, também o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, manifestou disponibilidade da autarquia para apoiar o clube nesta deslocação.

Manuel Machado, que fechou a sessão, depois da apresentação da monografia da freguesia, deu os parabéns a S. Martinho do Bispo por estes 917 anos, bem como a todos os homenageados.

Os ginastas do Vigor foram homenageados pelas suas brilhantes conquistas

917 anos de história em livro

Os 917 anos de S. Martinho do Bispo ficaram marcados, também, pelo lançamento da monografia da freguesia, um documento da autoria do historiador João Pinho. Na apresentação, o autor adiantou que esta obra fala, ao longo de nove capítulos, das “várias dinâmicas comunitárias”, tendo por base bibliografia e fontes manuscritas.

O historiador João Pinho, durante a apresentação da monografia sobre a freguesia, da sua autoria

“Embora com a publicação da monografia se encerre uma etapa, a História não acaba aqui”, disse, esperando que esta monografia “siga o seu caminho, servindo de apoio a outros trabalhos inter, multi e transdisciplinares, escolares, universitários, de investigação especializada, técnica e científica”. Destacou também as importantes surpresas encontradas no sótão desta Junta, com “antiquíssimos livros da junta de paróquia e da junta de freguesia” a serem “resgatados do esquecimento” e a fornecerem informações “fundamentais na construção do texto e do contexto” desta obra.

“São Martinho do Bispo: O Couto, o Campo e a Comunidade” – 917 anos de história em livro


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM