18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Airbus já funciona em Coimbra instalada no Torre do Arnado

24 de Março 2023

As novas instalações da Airbus GBS – Global Business Services foram inauguradas esta quarta-feira, em Lisboa, no Parque das Nações, e o “Despertar” apurou que o escritório-satélite em Coimbra já está a funcionar há um mês com os 20 primeiros colaboradores.

O local escolhido foi a Torre do Arnado, na Baixa da cidade, e as instalações já foram visitadas pelo presidente e vereadores da Câmara Municipal de Coimbra.

Conforme já referiu Charles Huguet, Diretor-Geral da Airbus GBS, ao jornal online Eco, desde fevereiro que a unidade em Portugal tem um escritório satélite em Coimbra. “Estamos prestes a fechar o nosso 20.º funcionário e esperamos fechar o ano com mais de 50 pessoas a trabalhar para a Airbus em Coimbra. Queremos atingir mais de 100 pessoas em 2024”, adianta Charles Huguet em entrevista ao ECO/Pessoas, adiantando que estão a estabelecer parcerias com a Universidade de Coimbra e com o Instituto Politécnico de Coimbra.

Em Lisboa, o novo centro da Airbus GBS – Global Business Services, agora inauguradas, acolherá até ao final do ano cerca de 900 colaboradores, um objetivo de recrutamento previsto para 2025.

O crescimento mais rápido do que o planeado para este projeto, devido sobretudo à elevada adesão dos talentos portugueses, levou ainda a que a Airbus tivesse aberto um escritório-satélite em Coimbra, que está já a funcionar há um mês com os primeiros colaboradores.

A equipa da Airbus em Portugal integra atualmente mais de 500 trabalhadores de 36 nacionalidades diferentes, que dão suporte a 16 funções diferentes nas operações globais Airbus, apoiando as suas divisões Airbus Commercial Aircraft, Airbus Helicopters e Airbus Defence & Space. Além deste centro de serviços partilhados, a Airbus em Portugal tem ainda mais de 100 colaboradores na Airbus Atlantic, a unidade industrial inaugurada em Santo Tirso, em Setembro de 2022.

Actualmente, a Airbus GBS em Portugal garante o controlo e a segurança dos dados e processos críticos da Airbus, estruturando os standards a nível global, conectando processos em toda a cadeia e coordenando ferramentas para melhorar a eficiência dos serviços de suporte.

A Airbus GBS já emprega mais de 500 especialistas nas áreas de Finanças, Compras, Recursos Humanos, TI, Gestão de Projectos, Engenharia, Apoio ao Cliente e continuará a crescer nestas e em outras áreas.

Depois de a Airbus ter identificado a necessidade de criar um novo Global Business Services Centre central e especializado, Lisboa surgiu como o “hotspot” ideal na Europa, por cumprir todos os requisitos: especialistas/talentos disponíveis, existência do sector de GBS, acessibilidade, localização atrativa e segura, compatível com RGPD e com um ambiente de trabalho favorável.

Wouter Van Wersch, Head of European Region da Airbus, considera que “através da sua crescente presença em Portugal, a Airbus está a contribuir para a competitividade do país no sector aeroespacial, criando empregos altamente qualificados e promovendo a inovação e a transferência de tecnologia”.

Enquanto parceiro de confiança da indústria aeroespacial portuguesa, a Airbus disponibiliza aos operadores aéreos as aeronaves comerciais mais modernas e serviços de apoio à aviação e dota os governos com capacidades de defesa de primeira linha e tecnologias espaciais avançadas.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM