A Águas do Centro Litoral (AdCL) lançou um concurso para reabilitar seis reservatórios de abastecimento de água no distrito de Coimbra, intervenção que se insere na política da empresa de “manutenção preventiva e reabilitação dos seus ativos críticos em funcionamento, designadamente através da implementação de soluções duradouras e que minimizem intervenções futuras”.
As empreitadas de reabilitação/ampliação lançadas, que representam um investimento de seis milhões de euros, contemplam o Polo Mondego (Coimbra, Penacova e Miranda do Corvo). Este concurso, com data limite de apresentação de propostas até ao próximo dia 26 de julho, está dividido em três lotes: Empreitada A – Reservatórios de Coimbra Margem Direita (Cumeada e Pinhal de Marrocos); Empreitada B – Reservatórios de Coimbra Margem Esquerda (Santa Clara e Vale de Cântaros); e Empreitada C – Reservatórios de Penacova e Miranda do Corvo (Albarqueira e Ribeiro).
As intervenções previstas consistem na reabilitação dos referidos reservatórios e a construção de um novo reservatório no caso de Vale de Cântaros, numa perspetiva de recuperação das suas condições estruturais e funcionais e manutenção do sistema hidráulico em pleno funcionamento.
Com esta obra, a AdCL pretende “continuar a garantir o fornecimento de uma água em quantidade e em qualidade aos concelhos de Coimbra, Penacova e Miranda do Corvo”.