28 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Águas do Centro Litoral participa em projeto pioneiro em Portugal

9 de Abril 2021

A Águas do Centro Litoral (AdCL) participa, desde setembro de 2020, num projeto piloto em Portugal, o Life – ECOdigestion 2.0, que pretende aumentar a autossuficiência energética das estações de tratamento de águas residuais (ETAR) com energias renováveis, em prol da economia circular no setor da água.

O desenvolvimento deste projeto está a cargo do consórcio composto pela Global Omnium (Águas de Valencia), a Finnova (empresa belga) e a AdCL. O projeto visa a produção de energia verde, como o biogás, a partir da codigestão de lamas e novos substratos, como o efluente suinícola. “Pretende-se, assim, com este projeto, gerar uma ferramenta de controlo e gestão de digestão, com base nos resultados do projeto anterior de ECOdigestion Life (LIFE13 ENV/ES/000377), que permita manter a estabilidade do digestor anaeróbio maximizando a produção de biogás, originando um aumento de produção de biogás para a mesma quantidade de substrato e de acordo com as necessidades da ETAR e um aumento de metano (CH4) no biogás”, explica a AdCL. Acrescenta ainda que, desta forma, e após confirmação dos resultados obtidos e implementação da ferramenta, “evitar-se-á a superprodução, que envolve a queima do biogás gerado, ou a subprodução, que leva ao consumo de energia de fontes não renováveis”.

O Life – ECOdigestion 2.0 tem um custo de mais de 971 mil euros, cofinanciado em 55 por cento pela União Europeia (UE), no âmbito do programa LIFE, instrumento financeiro de apoio a projetos de preservação do ambiente e da natureza em toda a União Europeia (UE).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM