22 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Águas do Centro Litoral e ABAE unidas na proteção do ambiente

19 de Julho 2019

A Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Associação Bandeira Azul (ABAE) assinaram na terça feira, na Praia Fluvial da Bogueira, concelho da Lousã, um protocolo de colaboração ambiental que visa a implementação de ações de sensibilização e educação ambiental na área de intervenção da AdCL.

Tendo como lema “Do Rio ao Mar sem Lixo”, esta parceria pretende ser, como realça a AdCL, “uma mais valia para a promoção da literacia do oceano, com vista à melhoria da qualidade das águas balneares, no sentido de desenvolver os objetivos comuns”. Esta ação surge numa altura em que os dados sobre a poluição dos rios e mares são preocupantes e assume-se, como explicou na ocasião Lisete Oliveira, em representação da empresa, como uma “forma de sensibilizar e tentar perceber o que se pode fazer” no sentido de melhorar comportamentos.

No âmbito desta parceria, as duas entidades pretendem dinamizar workshops “Os suspeitos do Costume”, adaptados à realidade da área de intervenção da AdCL, onde se pretende identificar os resíduos mais frequentes nas praias fluviais e balneares, bem como as suas origens, os impactos e a forma de os reduzir. Um desses workshop foi realizado nesse dia naquela praia fluvial, um espaço que, como sublinhou o presidente da Junta de Foz de Arouce, Henrique Lourenço, tem “grande importância para a Freguesia”. O workshop foi dinamizado no âmbito do programa Férias Ativas e, na ocasião, a vereadora da autarquia da Lousã, Henriqueta Oliveira, sublinhou a importância de envolver os mais jovens neste tipo de iniciativas que incentivam à adoção de comportamentos que ajudam a proteger o ambiente.

Na mesma altura, a AdCL apresentou ainda a nova imagem da sua mascote, Lisa, que dá a conhecer aos mais pequenos as boas práticas ambientais alusivas à boa gestão dos resíduos, dando enfoque ao programa “Do Cano ao Mar, da Água devemos cuidar!”. A apresentação foi acompanhada pela música da Lisa, “Movidos pela Água”, cuja letra e música foi desenvolvida em parceria com a Oficina de Segurança da Lousã, fruto de um protocolo que pretende ensinar os mais jovens a prevenir situações de risco, consciencializá-los para as boas práticas ambientais e para a autoproteção e promover um espírito solidário na segurança de todos.

A AdCL adianta ainda que, para além destes workshops, vai promover nos seus municípios a campanha “Cada Coisa no seu lugar”, adaptada ao projeto “O cano é que paga”, que será apresentada em novembro, por ocasião do Dia Mundial do Saneamento.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM