A Águas de Coimbra (AC) vai comemorar, na terça feira, o Dia Mundial da Água e os 15 anos do seu Museu com iniciativas diversas que sensibilizam para a importância de preservar a água e, simultaneamente, dão a conhecer o trabalho que esta empresa municipal desenvolve.
As comemorações do Dia Mundial da Água começam, às 16h00, com o lançamento da nova garrafa da Águas de Coimbra. Trata-se, como explica a empresa, de uma nova edição, desta vez em vidro, feita com material 100 por cento reciclável. Com esta nova edição, a AC pretende “sensibilizar os consumidores para a qualidade e segurança da água da torneira”.
Esta nova garrafa pode ser adquirida no Museu da Água de Coimbra, equipamento cultural situado no Parque Dr. Manuel Braga que, precisamente no Dia Mundial da Água, comemora 15 anos de vida.
Inaugurado a 22 de março de 2007, o Museu da Água surgiu no edifício da antiga estação elevatória e de tratamento de água para abastecimento da rede pública, que foi concebido para retratar a história do abastecimento público de água. Assume-se como um espaço de “celebração de memórias antigas, inspirado no diálogo permanente entre Coimbra e o Rio Mondego”.
O Museu apresenta, ao longo do ano, um programa cultural variado, que inclui, entre outras realizações, exposições de pintura, escultura, vídeo, instalações de arte, apresentação/lançamento de livros, concertos musicais, seminários e workshops temáticos. Tem também, desde o seu início, uma função educativa, procurando intervir junto dos públicos mais jovens, nomeadamente através das escolas, no sentido de os ensinar a valorizar as questões ambientais e, em especial, o recurso água.
Museu inaugura nova exposição
Piano Roland
No dia em que comemora o Dia Mundial da Água e celebra 15 anos, o Museu inaugura a exposição “Silêncio! Uma rã mergulha dentro de si”, de Elizabeth Leite.
Segundo a coordenadora do Museu da Água, Ana Santos, encontra-se nas obras que compõem esta mostra “um trabalho de puro ambiente familiar e prazer pessoal, onde é repetidamente representado e visível o elemento água”, numa representação que “convida à reflexão (da água visível e invisível, escondida), pelo belo”.
Este ano, pela primeira vez, a AC decidiu levar o programa cultural para fora de portas do Museu e vai expor algumas das obras desta exposição no Instituto Português de Oncologia de Coimbra.
Lançamento de livro sobre ciclo da água
Ainda integrado nestas comemorações, vai ser lançado, no dia 25, às 10h15, no Museu, o livro “Plim e o ciclo da água”, numa sessão destinada ao público do pré-escolar e 1.º ciclo. Esta obra, que narra o ciclo da água, tem como protagonista a mascote da AC, o Plim, e conta com texto de Joana Maciel e ilustrações de Mafalda Norte.
A sessão de apresentação está esgotada mas o Museu da Água adianta que irá abrir novas datas, caso as escolas manifestem interesse. Assim, quem quiser inscrever-se ou obter mais informações pode fazê-lo através do email ma@aguasdecoimbra.pt.
Para além destas iniciativas, a AC adere, mais uma vez, juntamente com a Águas do Centro Litoral, à iniciativa H2Off.