29 de Janeiro de 2023 | Coimbra
PUBLICIDADE

Águas de Coimbra instala bebedouros em escolas do concelho

20 de Janeiro 2023

A Águas de Coimbra concebeu um bebedouro em forma de “gota”, com o objetivo primeiro de beneficiar as escolas públicas do concelho de Coimbra. O primeiro foi apresentado na passada terça-feira (11), na Escola Básica 2,3 Inês de Castro.

A iniciativa foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar da empresa municipal, que envolveu profissionais de engenharia e de arquitetura paisagista, em coordenação com o Município de Coimbra. A peça original foi desenhada por um colaborador da empresa municipal, com formação em arquitetura. O resultado é um bebedouro, em forma de gota de água, pensado para vir a equipar escolas e outros espaços públicos do concelho. Como se lê na memória descritiva do projeto, “o design leve e flutuante contrasta com a sua robustez, durabilidade e funcionalidade. Executada em betão armado, a peça tem um espírito autêntico e citadino”.

O bebedouro foi idealizado para encher garrafas, pelo que será oferecida uma “ânfora”, a garrafa de água reutilizável da Águas de Coimbra, a cada aluno, docente e colaborador daquela escola. Além disso, as “Gotas” que vão ser instaladas noutros espaços públicos “serão adaptadas também para animais”, sendo o design desta peça registado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

A empresa municipal e a autarquia conimbricense quiseram, com esta iniciativa, “promover o consumo de água da rede pública do concelho, que é reconhecida pela sua ótima qualidade, mas também, em grande medida, beneficiar as escolas públicas que mais necessitam deste tipo de equipamentos”, refere a Águas de Coimbra. Numa primeira fase, estão identificadas 16 escolas públicas para virem a acolher este equipamento, que abrangem 70% dos alunos de estabelecimentos de ensino que estão sob a esfera municipal.

Esta ação tem, ainda, a dimensão de educação ambiental, uma vez que “incentivar o consumo de água da torneira ou água da rede pública é promover hábitos mais sustentáveis”. Essa mensagem é reforçada com o apelo à utilização de garrafas reutilizáveis, reduzindo o consumo de plástico descartável e diminuindo a pegada ecológica.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM