13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Agir pelos Animais”: Associação sem fins lucrativos resgata animais de rua

25 de Janeiro 2019

Ter mais Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) é a grande prioridade da “Agir pelos Animais”, associação sem fins lucrativos que se dedica, desde 1995, à proteção dos animais. Este apoio tem-se revelado fundamental para esta organização de Coimbra que conta, na maioria das vezes, com o seu abrigo lotado.

“Precisamos que alguém acolha um animal resgatado e às vezes por um período muito curto, horas ou dias que fazem toda a diferença”, declarou uma das voluntárias da associação.

Para apoiar a “Agir pelos Animais” pode ainda “apadrinhar um animal”, através de uma doação mensal, que ajudará a cobrir as suas despesas; tornar-se sócio; fazer voluntariado no abrigo, em campanhas de recolha de alimento (geralmente em supermercados), levar animais ao veterinário, ir buscar donativos; e, por fim, adotar. A associação disponibiliza um programa de adoção responsável alertando também para a importância de identificar o animal com microship, medalha ou coleira para ser facilmente reconhecido caso desapareça.

“Como não falam, vamos agir por eles”

O foco é um só, apoiar seres indefesos que, por circunstâncias diversas, estão à mercê da sua própria sorte. Quem ajuda estes seres são todos os voluntários e pessoas que, de alguma forma, apoiam a associação não cedendo à indiferença. Apesar de não serem vangloriados pela comunidade fazem-no pela causa, visando apenas o bem-estar animal.

A associação “Agir pelos Animais” nasceu em outubro de 1995, em Coimbra. Desde a sua génese manteve sempre uma missão bem definida, a “defesa e proteção dos animais errantes, abandonados e negligenciados”, como realçam na sua página de facebook. Esta é uma associação sem fins lucrativos, pelo que se mantém exclusivamente de donativos de associados (monetários e em géneros) e do apoio de voluntários.

Recorde-se que a associação tem mais de 23 anos e conta com alguns voluntários que vêm desde a sua criação. “Apesar de este não ser o nosso trabalho, fazemos isto porque gostamos, porque amamos os animais, e este é um ponto comum a todos os membros da associação. Saber que um animal foi adotado é o melhor aconchego que podemos ter”, remata uma das voluntárias.

Para se voluntariar ou para obter mais informações sobre o funcionamento da “Agir”, pode enviar e-mail para agirpelosanimais@gmail.com ou mensagem para o facebook @agirpelosanimais2017.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM