14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Aeródromo Municipal reforça resposta no combate a incêndios

26 de Março 2021

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto volta a ser novamente base de meios aéreos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), durante o período de incêndios, acolhendo, em permanência, um helicóptero ligeiro para ataque inicial nas ignições que possam surgir em Coimbra ou nos concelhos limítrofes e dois aviões anfíbios médios para ataque ampliado a ocorrência de incêndios rurais que possam surgir em todo o território nacional.

Estes meios aéreos vão ficar posicionados no aeródromo, reforçando o dispositivo de combate a incêndios na região Centro, de 15 de abril a 15 de novembro. No âmbito desta cooperação, a Câmara de Coimbra assume os encargos, sob a forma de isenção de taxas e apoios necessários, correspondendo esta operacionalização a um encargo para a autarquia superior a 160 mil euros.

Esta proposta foi aprovada pelo executivo na reunião de segunda feira e pressupõe agora, como habitualmente, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara e a ANEPC.

Recorde-se que este acordo tem vindo a ser celebrado nos últimos anos, dada a importância que em para Coimbra, região e país. “A infraestrutura aeroportuária que temos, o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, é para ser utilizada em fins de interesse público, objetivo e importante” como é o caso do acolhimento operacional do dispositivo de combate aos fogos da ANEPC, que “é sempre bem-vindo”, sublinhou o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM