13 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

AdCL vai construir nova ETAR em Cantanhede

29 de Novembro 2019

A Águas do Centro Litoral (AdCL) vai dar início ao concurso de construção da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) nas Cochadas, em Cantanhede, depois da Secretaria de Estado do Ambiente ter autorizado, na última semana, o “reforço do investimento do Contrato de Concessão relativo à construção de uma ETAR” naquela zona.

De acordo com a AdCL, esta obra, que representa um investimento de cerca de 10 milhões de euros, vai “permitir resolver o problema de saneamento nos concelhos de Mira e Cantanhede”.

A futura ETAR irá tratar todo o efluente proveniente do Município de Cantanhede, enquanto que as águas residuais afluentes do Município de Mira serão encaminhadas para a ETAR de Ílhavo. Está também previsto que seja dotada de um tratamento terciário por lamas ativadas em regime de arejamento prolongado com remoção de nutrientes, um nível de tratamento que, segundo explica a AdCL, “é o adequado para as denominadas zonas sensíveis”.

“Embora a massa de água da Vala da Veia Real não esteja classificada como zona sensível, o local da descarga insere-se no Sítio de Importância Comunitária das Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas (zona protegida designada para a proteção de habitats), motivo que determinou a opção por um nível de tratamento mais rigoroso, para manutenção do bom estado e proteção do meio hídrico que serve de suporte à fauna e flora da região (particularmente da lagoa de Mira)”, realça a empresa.

A AdCL adianta ainda que, até à construção e entrada em funcionamento da nova ETAR, têm vindo a ser implementadas, em parceria com os municípios de Cantanhede e Mira, “várias medidas mitigadoras”, que permitem minimizar os impactos de eventuais descargas no meio recetor. Assegura também que irá “reunir periodicamente com os diferentes corpos técnicos dos municípios, da INOVA e da APA para dar nota dos progressos e da eficácia das medidas implementadas e/ou encontrar outras soluções mitigadoras dos impactos ambientais decorrentes da parcial incapacidade do sistema de saneamento acomodar todos os caudais de águas residuais enquanto evoluir o concurso de projeto/construção da ETAR”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM