A Águas do Centro Litoral (AdCL) reformulou o seu Sistema de Telegestão do Polo Mondego, trabalho que, como explica, lhe assegura “maior disponibilidade, eficiência e segurança no processo de gestão operacional remota das suas instalações”.
A empresa concluiu, no final de 2020, o projeto de reconversão dos anteriores sistemas de telegestão autónomos de abastecimento de água da Boavista/Ronqueira e de saneamento de águas residuais do Mondego numa única plataforma tecnológica. Assim, mais de 10 anos após a respetiva implementação, estes sistemas de telegestão foram agora reconvertidos no atual Sistema de Telegestão de Abastecimento de Água e Saneamento do Polo Mondego (que passa a abranger as infraestruturas dos municípios de Ansião, Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Leiria, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo, Penacova, Penela, Vila Nova de Poiares), tendo sido redesenhada a sua arquitetura e atualizadas as suas componentes de hardware e software, tornando-o assim mais eficaz e mais seguro.
“Inserido no Plano Estratégico para a Telegestão da AdCL, orientado para a otimização tecnológica, funcional e operacional dos seus sistemas de telegestão e de automação, este projeto permite adquirir melhores níveis de funcionalidade, disponibilidade e segurança na gestão operacional das instalações, assim como incrementar a qualidade e a agregação de dados operacionais, gerando informação acessível aos vários serviços e suportando melhor a decisão estratégica e operacional da empresa”, explica a AdCL.
Além da substituição do hardware servidor e cliente e da atualização do software SCADA para as versões mais atuais, esta reformulação incluiu a instalação de um novo centro de despacho de saneamento na ETAR do Choupal, a renovação do centro de despacho de abastecimento de água da Boavista e a implementação de uma arquitetura de segurança da rede OT e sua ligação à rede IT, aplicando aqui os mais recentes conceitos e boas práticas em matéria de segurança de sistemas. Incluiu, ainda, a uniformização gráfica e funcional das ferramentas de gestão remota e a criação de uma base de dados operacional agregadora dos quatro sistemas de telegestão da empresa: Mondego (abastecimento e saneamento), Lis (saneamento), Ria (saneamento) e Mata do Urso (abastecimento).
Os Sistemas de Telegestão da AdCL permitem monitorizar o estado de condição e de sensorização das instalações, assim como comandar, por via remota, os equipamentos e sistemas hidráulicos em “alta” geridos pela AdCL, tanto a nível de abastecimento de água como de tratamento de águas residuais, centralizando todos processos operacionais e permitindo o controlo em tempo real do sistema, com vista a uma pronta atuação perante as ocorrências diárias.
Atualmente, estas plataformas já centralizam a operação de mais de 90 por cento das instalações de abastecimento de água e saneamento da AdCL, contribuindo dessa forma para a gestão sustentável do ciclo da água (desde a captação, tratamento, transporte e distribuição em “alta”, até à recolha e rejeição do efluente).
De acordo com a empresa, a “grande vantagem deste tipo de plataformas reside na capacidade de virtualmente transferir para um único local de controlo operacional (o centro de despacho) a quase totalidade da informação gerada nas instalações do sistema e a capacidade de atuar sobre a maior parte dos respetivos equipamentos”.