18 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

AdCL alerta para consequências da colocação de lixo no esgoto

22 de Novembro 2019

“Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto” é o mote da campanha regional que a Águas do Centro Litoral (AdCL), em parceria com a Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), lança por ocasião do Dia Mundial do Saneamento, que se assinalou na terça feira, 19 de novembro.

Com esta ação, pretende “esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população”, esclarece a empresa, adiantando que esta campanha da ABAE, “Cada Coisa no seu lugar”, é agora adaptada à campanha da AdCL “O cano é que paga”, que tem vindo a ser implementada na sua área de intervenção.

“Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto” é uma campanha digital (redes sociais e páginas institucionais) que estará também nas ruas (outdoors) de vários concelhos servidos pela AdCL. Águeda, Albergaria-a-Velha, Arganil, Coimbra (através do Museu de Água), Espinho, Góis, Leiria, Lousã, Mealhada, Ourém, Ovar, Penacova, Porto de Mós, Vagos e Vila Nova de Poiares são os municípios que se associam à problemática do saneamento.

De acordo com a AdCL, a campanha é composta por cinco “imagens” (cotonetes, óleo, medicamentos, preservativos e toalhetes) que “são exemplos de milhares de resíduos sólidos que chegam diariamente às estações de tratamento de águas residuais (ETAR) provocando entupimentos e influenciando o correto tratamento das águas residuais, que são depois de tratadas rejeitadas no meio hídrico (o rio)”.

Com esta campanha, a AdCL e a ABAE apostam na promoção da literacia do oceano, com vista à melhoria da qualidade das águas balneares, tendo em conta que o lixo marinho tem origem em atividades terrestres.

A AdCL pretende, ainda, aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Saneamento, “sensibilizar e informar sobre as consequências de certas atitudes que afetam o ambiente, sublinhando para a importância da contribuição de cada cidadão no cumprimento dos seus deveres de cidadania, percebendo a responsabilidade que têm em cuidar do planeta, apoiando um desenvolvimento mais justo e sustentável”.

A AdCL realça o seu empenho em ser uma empresa que contribua para o alcance dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, pretendendo ser uma empresa de referência no setor da água, em termos de qualidade do serviço prestado, e um parceiro ativo para o desenvolvimento sustentável da região Centro Litoral, com vista, também, à alteração de comportamentos.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM