21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

ACIP celebra Dia Mundial do Pão

8 de Outubro 2021

A ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares quer aproveitar o Dia Mundial do Pão, que se comemora a 16 de outubro, para destacar a importância deste alimento e sensibilizar os portugueses para as dificuldades que o setor atravessa.

“A arte de fazer pão é uma atividade milenar, com implicações sociais, políticas e religiosas, e de importância significativa na alimentação dos portugueses”, realça a ACIP, recordando que “o pão é um alimento essencial da pirâmide alimentar humana, sendo uma fonte de hidratos de carbono, nutriente que garante energia e disposição para a realização das tarefas do dia a dia”.

Nesta data, a ACIP quer enaltecer a importância que o pão tem para a economia nacional. De acordo com os dados divulgados, em 2019 o setor empregava cerca de 36 mil trabalhadores, gerando um volume de vendas de 1,46 mil milhões de euros.

A ACIP lembra, contudo, que atualmente esta atividade se debate “com dificuldades a diversos níveis, desde a escassez de mão de obra, aumento dos preços das matérias-primas e da energia, culminando na recente legislação sobre os bens consumidos nas escolas”.

Para que os portugueses tenham “pão ainda melhor à sua mesa”, a ACIP enaltece “a competência dos profissionais e das empresas deste setor, incentivando-os a prosseguirem os seus esforços por um maior e melhor reconhecimento social e político”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM