14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Abranfinas comemora hoje 50 anos ao serviço da indústria

30 de Abril 2021

A Abranfinas – Areias para fins industriais, Lda comemora hoje 50 anos, meio século de uma vida marcada pelo crescimento e dedicação ao setor e ao cliente. Sediada em Casal do Grelo, Alhadas, no concelho da Figueira da Foz, esta empresa fornece todo o tipo de areias para vidro, fundição, cerâmica e construção civil, distinguindo-se nesta área pela marcação CE.

Construída sempre com os olhos postos no futuro, a Abranfinas assume-se como uma empresa familiar, consolidada e respeitada no mercado. O sócio-gerente, Mário Dias, congratula-se com a sua longevidade e lembra que cresceu nesta empresa, fundada pelo seu pai juntamente com outro sócio, acompanhando o seu percurso “desde miúdo”. Não esconde, por isso, o orgulho pelo seu percurso, representando estes 50 anos um importante “marco” na história da empresa.

“Estes 50 anos têm uma pauta de crescimento, de respeito, de honestidade no mercado e desenvolvimento”, sublinha. Recorda que houve sempre a preocupação de acompanhar as exigências do negócio, a nível tecnológico e da compra de novos equipamentos. “Portanto, não são 50 anos de velhice, são 50 anos de juventude. Sempre a inovar e a apostar na qualidade”, acrescenta, destacando também as certificações conseguidas, como a CE em produtos para a construção civil, bem como o cumprimento da legislação e de todas as normas em vigor.

“Costumo dizer que a empresa começou com um pequeno terreno com mil metros quadrados mas, progressivamente, esse terreno foi-se alargando e a minuta continua a ser a mesma – estamos em crescimento e é assim que queremos continuar”, realça Mário Dias.

O sócio-gerente explica que o foco da atividade prende-se “com a indústria do vidro de embalagem (garrafa cerveja, azeite, vinho…), setor que atualmente representa cerca de 75 por cento da produção, e com a construção civil, que corresponde aos restantes 25 por cento”.

Fundada a 30 de abril de 1971, a Abranfinas começou com a exploração manual de areias. Posteriormente, numa altura em que ainda não era feita a lavagem de areia, foi alugada uma máquina industrial para proceder à carga dos camiões com destino às empresas de fundição e de vidro de embalagem. A partir daí, a empresa começou a adquirir terrenos na área circundante, que se foram juntando ao primeiro, levando ao crescimento contínuo da Abranfinas. Esta estratégia de crescimento tinha em vista a salvaguarda da atividade a médio e longo prazo, tendo sempre em conta a importância do solo para o seu futuro.

Com o intuito de oferecer um produto ampliado aos clientes, foi instalada uma oficina de lavagem e classificação de areia que funcionava de forma rudimentar, um processo que foi também, paulatinamente, melhorado. Os anos 80 do século passado trouxeram novas exigências a nível de mercado, que levou a mais reestruturações do processo produtivo, nomeadamente com melhorias na oficina de lavagem de areias, o que permitiu um melhor nível de produção. Esta aposta no crescimento – quer através da aquisição de terrenos, quer a nível dos materiais e maquinaria – tem sido sempre uma preocupação da gerência, que permitiu também alargar o leque de produtos, de forma a poder abastecer então não só a indústria do vidro mas também a da construção civil, como sucede até aos dias de hoje.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM