e Simões, Lourenços, Mogadouro, Marco do Sul e o seu encaminhamento para o emissário de ligação à ETAR de Almagreira, no montante de 1.751.779,71 euros, que inclui a construção de 14 km de coletores, quatro estações elevatórias e 5,6 km de condutas elevatórias. No âmbito desta empreitada, está incluída também execução do subsistema de drenagem de águas residuais domésticas na freguesia de Samuel, das localidades de Coles de Samuel, Marco de Samuel, Casalinho, Palhais e Cardal. O projeto prevê a construção de 10,79 km de rede de saneamento naquelas povoações, assim como a execução de três estações elevatórias, condutas elevatórias e a conceção/construção de uma ETAR em Valada.
Nos três municípios, a ABMG vai investir cerca de 1,2 milhões de euros em obras de controlo e redução de perdas de água da rede de abastecimento, que implica a substituição de condutas de água, aquisição de equipamentos de monitorização e medição de caudais, aquisição de novos ‘softwares’ para telegestão/telemetria e equipamentos de deteção de fugas.
A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara é uma empresa intermunicipal criada pelos municípios de Mira, de Montemor-o-Velho e de Soure com o objetivo de assegurar o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais para um universo de cerca de 30 mil clientes e 53 mil habitantes.