A União das Freguesias (UF) de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra (AAC) uniram-se numa iniciativa pioneira para tornar a chegada dos novos estudantes da cidade mais sustentável e consciente. No âmbito do tradicional Kit do Caloiro, a UFC passou a incluir um flyer informativo sobre a recolha de resíduos e mobiliário, em colaboração com a Câmara Municipal.
“A experiência dos últimos anos revelou que a chegada de novos estudantes frequentemente resulta numa renovação significativa de mobiliário e eletrodomésticos nas habitações que os acolhem. Este fenómeno por vezes dá origem a cenários indesejados de resíduos volumosos deixados pelas ruas, à espera de recolha”, disse a UF de Coimbra, acrescentando que “nem todos os novos estudantes, e mesmo alguns dos que já residem na cidade, têm conhecimento de que a autarquia disponibiliza um serviço específico para evitar tais situações”.
O Município oferece, assim, um serviço de recolha de resíduos volumosos mediante pedido, sem qualquer custo associado. Basta efetuar a solicitação através do telefone 239 802 070 para agendar a recolha dos objetos. Com o intuito de minimizar o aparecimento destes resíduos dispersos pela cidade, a UFC desenvolveu um flyer informativo que passa a ser incluído nos sacos do Kit do Caloiro.
Além de fornecer informações detalhadas sobre o processo de recolha de resíduos volumosos, também orienta sobre os procedimentos de recolha de lixo nas zonas da Alta e Baixa da cidade (serviço porta-a-porta).
O objetivo desta iniciativa, partilhou a UF de Coimbra, “é promover uma maior compreensão dos processos de gestão de resíduos entre os estudantes e garantir que a integração dos novos moradores na cidade seja feita de forma harmoniosa e ecologicamente responsável”.
“Ao promover a educação sobre a gestão adequada de resíduos desde o início do percurso académico, Coimbra dá um passo importante na construção de uma cidade mais limpa, organizada e consciente”, vincou.