18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

A partir de hoje pode aguçar o paladar na Feira do Fumeiro em Coimbra

17 de Março 2023

O Quartel de Santana, onde está sediado o Comando da Brigada de Intervenção, em Coimbra, foi o cenário escolhido para a realização da primeira Feira do Fumeiro, que tem início esta tarde (17) e se prolonga até domingo (19).

Organizado pela União de Freguesias (UF) de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal, o certame conta com a participação de 11 produtores de vários pontos do país, que vão expor os seus produtos naquele local emblemático da cidade. Além das iguarias de fumeiro, os visitantes terão ainda oportunidade de adquirir e degustar outros bens, como queijo, presunto e mel.

O Município convidou também a Pastelaria Vasco da Gama e Empório do Tuca & Tasca do Ronaldão para comercializarem pão tradicional e broa, cerveja artesanal e vinho junto de todos aqueles que passarem pelo espaço. Com entrada gratuita, o evento abre portas hoje (17) à tarde entre as 17h30 e as 20h00. Amanhã (18), estará a funcionar entre as 10h00 e as 20h00, enquanto no domingo (19) abre às 10h00 e encerra às 18h00.

“Este é um evento há muito solicitado pelos produtores que costumam vir a Coimbra durante o Mercado de Natal”, afirmou o presidente da UF de Coimbra, João Francisco Campos na conferência de imprensa na terça-feira (14).

Ao longo destes três dias pode deliciar-se com o fumeiro, acompanhado de um bom vinho e de uma boa companhia, pois este é também um evento destinado a toda a família e para todas as idades.  Os mais novos não vão ficar de fora, pois a UF de Coimbra vai proporcionar às crianças momentos de diversão recheado de atividades numa zona infantil. Destaque para o Dia do Pai, no domingo (19), em que vai haver um espaço dedicado a pais e filhos.

João Francisco Campos ambiciona que este seja a primeira de muitas edições da Feira do Fumeiro e que atraia muitas pessoas a desfrutar de um fim de semana diferente e aproveitar para conhecer e visitar a cidade, incluindo vários espaços históricos, como o Jardim Botânico ou o Jardim da Sereia, “que estão situados muito perto do local do evento”.

A marcar presença na conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra evidenciou a importância da cidade conimbricense se afirmar na gastronomia. “Queremos dar cada vez mais visibilidade aos produtos endógenos do concelho, pois esta é também uma oportunidade de toda a região partilhar a sua gastronomia”, disse o autarca, perspetivando que este seja um evento que se afirme em Coimbra.

 

Fumeiros participantes:

Enchidos Encosta da Serra (Oliveira do Hospital)

Burgo Abastado Lda (Bragança)

Quinta do Zorro (Coimbra)

Fumeiro Artesanal de Seia (Seia)

Dona Rosa Fumeiro (Viana do Castelo)

Val Fumeiro Produtos Regionais (Valepaços)

Victor Manuel Gomes Carvalho (Moimenta da Beira)

Fumeiro do Mondego (Coimbra)

Queijos & Presuntos da Céu (Tábua)

Alexandrina & Teresinho  (Lousã)

Choupano do Pastor (Guarda)


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM