Durante o mês de junho, as ruas enchem-se de música, os largos transformam-se em pontos de encontro e as coletividades, associações e comissões de festas mobilizam as gentes da região de Coimbra para manter viva a tradição dos Santos Populares.
Entre manjericos, sardinhas assadas, marchas populares e noites de bailarico, esta altura do ano assume um lugar vital na identidade das terras e pessoas e continua a ser um dos principais momentos de encontro das comunidades.
Em Coimbra, as Fogueiras de São João, organizadas pelo Condomínio Vale das Flores, regressam na noite de 20 para 21 de junho com animação e convívio. Esta iniciativa procura preservar uma das mais antigas tradições populares da cidade e terá lugar no jardim em frente à Oficina Municipal do Teatro, a partir das 19h00.
O programa inclui um “Teatro de Robertos”, às 19h00 e atuações com repertório de canções e danças tradicionais dos conjuntos Grupo de Cantares de S. Silvestre, às 19h45, bem como dos grupos Tocata, pelas 21h00, e Fogueiradas à meia-noite.
Na Figueira da Foz, a Feira das Freguesias decorre até dia 24 de junho, com petiscos, gastronomia tradicional e um programa musical diversificado que reúne artistas populares da música nacional. Hoje, dia 19, Nuno Ribeiro sobe a palco, enquanto Emanuel anima o dia de amanhã e Fernando Daniel sobe a palco no domingo (21).
O São João é a “noite mais longa do ano”, de 23 para 24 de junho, com o concerto de Matias Damásio a ser o destaque de um programa com as tradicionais marchas populares, arraiais, fogo de artifício e várias iniciativas de gastronomia, música e animação.
No concelho de Cantanhede, o destaque são as Festas de São João da Praia da Tocha, que decorrem entre hoje (19) e 24 de junho, com concertos, atuações de grupos folclóricos, tasquinhas, quermesse e feira de artesanato. No primeiro dia terá lugar, às 18h00, o sunset Lusco Fusco. Amanhã (20), a animação musical estará a cargo da banda Top Som a partir das 22h30. Já no domingo a animação será mais tradicional, com atuações dos grupos Ritmo Popular, às 15h30, e Rancho 1.º de Maio, pelas 17h00. As marchas populares iniciam às 21h00 e a Banda Tema fecha este dia com um concerto às 00h30.
No dia 23 o destaque é o espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, antecedido pela atuação de Wave às 22h30. As festividades encerram no dia 24, com a tradicional missa, às 15h00 e a atuação do grupo Pancinhas às 16h00.
Na cidade de Cantanhede a noite de São João anima a Avenida do Brasil amanhã, combinando a Mostra Gastronómica dos Sabores Tradicionais, que terá início pelas 19h00, e o desfile de sete marchas provenientes dos concelhos de Cantanhede, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Castelo Branco, Penacova e Coimbra, que se iniciará às 21h30.
O São João da Lousã iniciou ontem (18) e prolonga-se até dia 24 de junho com o lema “A Lousã tem São João” e uma forte aposta no cartaz musical, com atuações de grandes nomes da música nacional.
Hoje decorrem os concertos de Ivandro e dos Mountain Valley. Matias Damásio, na companhia dos Posto Médico, apresentam-se amanhã e domingo sobem a palco os Quinta do Bill acompanhados pelas bandas filarmónicas do concelho. No dia 22 o destaque é a atuação de Rebeca e da banda local EL3MENT. O encerramento é o momento mais aguardado, com a atuação de Tony Carreira, um dos mais populares artistas portugueses. Todas as atuações terão lugar a partir das 21h30 e prolongam-se pela noite dentro com animação a cargo de vários DJs.
As tradicionais Marchas Sanjoaninas contarão com a presença das marchas Princesa Peralta, bem como das marchas de Foz de Arouce, ARCIL, Vilarinho, Gândaras e dos Cinco Lugares, acompanhadas pela marcha infantil da ACTIVAR.
Em Arganil, a Marcha da Vila de Arganil acontece a 27 de junho, na Avenida José Augusto Carvalho e tem animação a cargo do grupo Somos Beira Serra. A celebração terá início às 21h00, entre música, gastronomia e tradição.
Já o Município de Mira, em parceria com a junta de freguesia de Praia de Mira, promove dois dias de Marchas Populares. A segunda data desta iniciativa tem lugar na noite de amanhã, pelas 21h30, contando com a participação das marchas Amigos Terra & Mar, Comissão d’Alegria, Gandareza, Lagoa de Mira, do Seixo, Mini Rasteirinha do Cential, Rasteirinhas do Cential e Vila Maria.
As marchas populares regressam a Góis amanhã (20) com a atuação dos grupos marchantes de São Pedro – Vila Nova do Ceira, São Paulo, Pé Salgado, Pombal e da marcha infantil de Vila Nova do Ceira. O desfile terá início às 19h30 e incluirá atuações à frente da Casa da Cultura de Góis e no Parque do Cerejal, onde terá lugar uma sardinha acompanhada por concerto do teclista Gonçalo Vidal.
Na vila de Soure o São João também é de festa.No próximo dia 26 de junho, a partir das 21h00, a Praça em frente à Câmara Municipal de Soure vai encher-se de cor, música e tradição festiva com a realização do Encontro de Marchas da Vila de Soure. Organizado pela Freguesia de Soure e com o apoio do Município local, o evento contará com as apresentações coreográficas e os trajes típicos das marchas participantes da APPACDM de Soure, do CACI Sta. Casa da Misericórdia de Alvorge, dos Vicentinos e de Buarcos, prometendo uma noite memorável de celebração da cultura popular.