30 de Janeiro de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Antiga estudante de Coimbra é hoje um sucesso na área do cake design

30 de Janeiro 2026

SOCIEDADE | Estudou pastelaria e cozinha na Escola de Hotelaria de Coimbra e, hoje, tem uma marca de sucesso. A “Cakes Elisa Martins” recebe cerca de 200 pedidos para bolos por mês. Os designs realistas que executa já são virais nas redes sociais e há quem os considere verdadeiras obras de arte.

 

Animais em tamanho real, castelos, sapatilhas, uma mala da Gucci e até um Ferrari: com apenas 30 anos de idade, Elisa Martins já personalizou milhares de bolos diferentes e únicos. Desde os mais pequenos, para eventos simbólicos, aos de maiores dimensões, para casamentos e batizados, a jovem não tem mãos a medir. Por mês, recebe cerca de 200 pedidos, o que exige uma gestão muito rigorosa e responsável. Sobretudo, porque, apesar de estar sediada em Vagos, no distrito de Aveiro, a “Cakes Elisa Martins” é procurada por clientes de vários pontos do país, nomeadamente, Porto e Coimbra.

“Isso implica toda uma logística diferente, mas é algo que fazemos com gosto. Foi necessário adaptar a agenda, os processos e a organização do trabalho”, explica Elisa Martins, fundadora da marca, em declarações ao jornal “O Despertar”. Nascida numa família ligada às Artes e aos trabalhos manuais, a criatividade sempre fez parte da sua vida.

Recorda, com saudade, uma infância vivida na carpintaria do avô a construir coisas e a fazer peças de bijuteria para ganhar algum dinheiro. Sinto mesmo que esta veia criativa nasceu comigo — adapto-me facilmente a diferentes formas de arte e estou sempre a criar”, sublinha. Explorar a criatividade é, para Elisa Martins, algo fundamental, principalmente, no que diz respeito ao cake design, área em que se distingue.

“Sou muito autodidata e tenho um enorme prazer em aprender técnicas novas”, confessa, acrescentando que “a verdade é que a minha cabeça não pára — é um turbilhão constante de ideias, sempre à procura de algo novo para experimentar e desenvolver”. E não se limita apenas aos bolos. Esta exigência e rigor estende-se a toda a loja “Cakes Elisa Martins”, onde a jovem apresenta vários produtos, que vão desde o brunch, aos lattes, cupcakes, tostas e gelados. “Tento inovar constantemente na loja como um todo”, admite.

 

A Arte da pastelaria

Natural de Vagos, a vida de Elisa Martins mudou assim que terminou o 12º ano de escolaridade. Na altura, sem saber com certeza o que queria para o seu futuro, acabou por tirar um curso superior de pastelaria e cozinha na Escola de Hotelaria de Coimbra. No entanto, foi graças à sua mãe que encontrou o caminho que a levaria ao sucesso. “Vi um bolo 3D feito por ela num workshop e pensei que aquilo seria fácil e interessante de fazer”, lembra.

A curiosidade levou-a a experimentar e rapidamente percebeu que podia unir o gosto pela Arte à vontade de criar algo que fosse comerciável. “No fundo, nunca foi apenas a pastelaria em si, mas, sobretudo, a possibilidade de expressar Arte através dela”, frisa. Não levou muito tempo até que Elisa Martins fosse conhecida pelo cake design.

Começou por fazer bolos em casa, enquanto explorava diferentes técnicas, até que surgiu a oportunidade de trabalhar numa pastelaria conceituada na sua terra natal. “Foi aí que aprendi bases muito sólidas de pastelaria, cresci imenso enquanto profissional e comecei a especializar-me cada vez mais na área dos bolos personalizados”, conta.

O seu crescimento pessoal e profissional resultou, mais tarde, na criação de um negócio próprio: a “Cakes Elisa Martins”, uma loja que apresenta uma vasta variedade de doces e salgados, e que tem vindo a crescer significativamente. “Trago comigo uma carteira de clientes construída ao longo de sete anos, ainda antes de abrir este espaço. O melhor feedback que posso ter é a recomendação direta: clientes que provam os bolos em festas, ficam fãs e acabam por nos procurar. Essa publicidade espontânea, feita pelos próprios clientes, é sem dúvida a mais valiosa”, salienta.

 

Cada bolo reflete uma identidade

Apesar da loja ser cada vez mais procurada por pessoas que querem usufruir de um espaço intimista, as grandes estrelas continuam a ser os bolos. A magia da sua confeção está no facto de ser difícil (ou quase impossível) identificar, à primeira vista, se são comestíveis ou não. “Continuam a ser os trabalhos que me dão mais prazer executar”, admite a jovem.

Atualmente, as opções são cada vez mais acessíveis e adaptam-se a todos os gostos, afinal, cada bolo conta uma história. “Cada bolo é pensado para refletir a pessoa ou o momento que representa. Seja uma paixão, uma profissão, uma memória ou uma brincadeira, tento sempre que o bolo conte uma história e tenha significado”, refere. Isto porque, na opinião da jovem, “é isso que transforma um bolo em algo verdadeiramente especial”.

Pelas mãos, já lhe passaram milhares de criações. Já executou bolos de casamento para mais de 200 pessoas e, outros, mais pequenos mas igualmente desafiantes. Elisa Martins adianta que um dos seus preferidos foi um 3D de uma águia, mas há muitos outros que a marcaram. “Também gostei muito de fazer peças realistas como um cesto de mercearia, sapatilhas, animais… São trabalhos desafiantes, mas extremamente gratificantes”, afirma.

Os desafios são muitos e, por isso, o trabalho da jovem exige uma constante atualização e aperfeiçoamento de técnicas. “O meu lema é inovar e trazer referências e ideias de fora, adaptando-as ao nosso mercado e à nossa identidade”, realça. E engane-se quem acredita que o cake design se limita a bolos em pasta de açúcar. “Hoje, existem várias alternativas mais acessíveis que continuam a ser verdadeiras obras de arte”, esclarece.

Com morada na Rua dos Bombeiros Voluntários de Vagos, número 3, Fração C, a “Cakes Elisa Martins” dá, diariamente, o seu melhor para oferecer aos clientes aquilo que, cada vez mais, procuram: “algo personalizado e com identidade”, conclui a responsável.

 

Cátia Barbosa
»» [Reportagem da edição impressa no “O Despertar” de 30/1/2026]


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM