27 de Dezembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Natal nos distritos de Coimbra: tradição, luz e iniciativas

23 de Dezembro 2025

No distrito de Coimbra, o Natal vive-se com um equilíbrio único entre tradição, cultura e proximidade. As ruas iluminam-se, as vilas e cidades enchem-se de mercados e há presépios e concertos um pouco por todo o lado. Entre o património histórico, os sabores típicos e o espírito solidário das comunidades, o Natal em Coimbra é feito de memórias partilhadas e de uma autenticidade que aquece mesmo os dias mais frios de dezembro.

Em muitos concelhos os programas festivos da época atraem milhares de pessoas para viverem o verdadeiro espirito de Natal, proporcionando iniciativas não só para os mais pequenos, mas para toda a família. Até aos primeiros dias do novo ano, há ainda muitos momentos para desfrutar por todo o distrito, incluindo a noite de Passagem de Ano.

 

Coimbra

Em Coimbra, o espírito natalício é celebrado um pouco por toda a cidade, através de um programa direcionado a todas as idades e que se estende até 6 de janeiro. Mercados, música, património, comboio turístico gratuito, videomapping e a “Aldeia Natal” no Portugal dos Pequenitos convidam a viver a cidade na rua, apoiar o comércio local e atrair visitantes ao concelho.

O Portugal dos Pequenitos transforma-se numa “Aldeia Natal”, até 6 de janeiro, com decoração temática em todo o parque, espaços imersivos, casinha do Pai Natal, oficinas criativas, espetáculos, contos de Natal, animação itinerante, presépios e uma árvore gigante iluminada.

Pela Baixa há o programa de Concertos no Património que leva a música de Natal a algumas das principais igrejas e capelas do centro histórico. Até 4 de janeiro estão previstos vários concertos em espaços como a Capela de Santo Agostinho (Misericórdia), Igreja do Carmo, Igreja da Graça, Igreja de S. Salvador, Igreja de S. Bartolomeu e Igreja de Santa Cruz, sempre às 18h00, exceto a 4 de janeiro, em que se realiza às 19h30 na Igreja de Santa Cruz.

De forma a percorrer a zona histórica da cidade, há passeio gratuito através do Comboio do Património, que liga Santa Clara à Universidade de Coimbra. As viagens decorrem nos dias 23, 24, 29, 30 e 31 de dezembro, mantendo-se o circuito habitual e o horário regular de oito viagens diárias, às 10h30, 11h30, 12h30, 14h00, 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00.

A Praça 8 de Maio e a Praça do Comércio encerram hoje, dia 23, algumas atrações, nomeadamente a animação de videomapping 360º e o Mercado de Natal, que reúne mais de 30 expositores, respetivamente.

No antigo quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, na Avenida Sá da Bandeira, há também o tradicional presépio, com mais de 90 anos de história, que reúne cerca de 150 figuras de barro pintadas à mão, entre as quais 50 animais, distribuídas por uma área de aproximadamente 60 metros quadrados. A entrada é gratuita e está patente até Dia de Reis, 6 de janeiro.

Relativamente à noite de Passagem de Ano, entre as 21h30 e as 06h00, Coimbra transforma-se num grande palco ao ar livre para celebrar o ano novo, com uma programação musical diversificada que cruza eletrónica, jazz, rock, sonoridades do mundo e projetos híbridos, distribuídos por quatro palcos no espaço público da cidade.

A programação distribui-se por quatro palcos: Terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Praça do Comércio, Praça 8 de Maio e, pela primeira vez, o Palco Quebra-Costas.

No Terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha instala-se o palco principal da noite, onde Dino D’Santiago e Branko são os grandes destaques da festa com atuações às 00h15 e 22h30, respetivamente.

À meia-noite decorre o espetáculo de fogo de artifício no rio Mondego, que assinala simbolicamente a entrada em 2026.

 

Cantanhede

O programa de Animação de Natal de Cantanhede é diversificado na Tenda de Natal, instalada no centro da cidade, integrada nas iniciativas municipais que decorrem desde 1 de dezembro até 6 de janeiro. Concertos, espetáculos de teatro, ateliers e momentos de animação infantil fazem parte de uma agenda pensada para todas as idades, com entrada gratuita.

Até 4 de janeiro, o centro da cidade, na Praça Marquês de Marialva, vai acolher um carrossel destinado aos mais novos, uma pista de patinagem, ambas encerradas apenas no dia 1 de janeiro, e um Presépio de Cortiça, de Samuel Machado, este localizado na Escola Conde Ferreira e com duração até 6 de janeiro, encerrado dia 25 de dezembro e 1 de janeiro. Há ainda a Tômbola de Natal que vai também até 6 de janeiro.

Ainda no dia de hoje (23) e de volta nos dias 27 e 28 de dezembro, a Tenda de Natal acolhe espetáculos diários que envolvem associações locais, grupos de teatro e escolas artísticas. Nestes dias, para além do carrossel e da pista de patinagem, as crianças poderão também desfrutar de insufláveis, ténis de mesa e do espetáculo teatral “O Quebra-Nozes” pela companhia ADN de Palco, dia 27 de dezembro pelas 18h00.

A programação inclui igualmente o Mercadinho de Natal, dedicado ao artesanato, gastronomia e produtos locais do concelho, reforçando o ambiente festivo.

As celebrações encerram já no novo ano, com o concerto do Coimbra Gospel Choir, agendado para 4 de janeiro, pelas 17h00, na Igreja Matriz de Cantanhede.

 

Lousã

O Parque Municipal de Exposições Mário Soares, na Lousã, iniciou, no sábado (20), o evento “A Lousã tem Natal”, uma iniciativa que promete dinamizar o concelho com uma programação especialmente dirigida às famílias e às crianças até 28 de dezembro. Pista de gelo, Casa do Pai Natal, artesanato, petiscos e diversas atividades de animação marcam o arranque desta celebração natalícia.

O programa inclui momentos de contos de Natal, música ao vivo com artistas locais, caça ao tesouro, concertos e atividades criativas, envolvendo instituições e associações do concelho. Destaque ainda para as atuações de grupos musicais, academias de dança e iniciativas participativas que reforçam o espírito comunitário do evento.

Para os mais novos há as “Férias Ativas”, a 23, 29 e 30 de dezembro, com várias atividades. Até 31 de dezembro, a Lousã promove as compras no comércio local com o sorteio “Comércio comVida”, destinado a quem consumir acima de 10 euros até à data nos respectivos estabelecimentos aderentes. O prémio são vales de compras com diferentes valores.

 

Mealhada

O concelho da Mealhada continua a viver o espírito natalício com várias iniciativas pensadas para todas as idades, concentradas sobretudo no Jardim Municipal e em diferentes pontos do território.

Até ao dia de Natal, 25 de dezembro, está a decorrer a iniciativa “A Magia do Natal”. Entre os principais destaques encontra-se, pela primeira vez na Mealhada, o maior fluviário móvel da Europa, O Fluviário vai à escola, uma exposição interativa e inovadora que apresenta a história dos rios e dá a conhecer diversas espécies de peixes.

A Tenda de Natal, integrada no programa de festas, recebe hoje (23) o espetáculo “O Mágico das Crianças”.

A Rota dos Presépios, com percursos na Vila do Luso e por todo o concelho, bem como a Exposição de Presépios no Museu Militar do Bussaco também fazem parte das atividades propostas para esta altura e que vão até 6 de janeiro. Até à mesma data acontece também a tradicional Tômbola de Natal.

Nas principais ruas do concelho não falta a iluminação decorativa que assume, igualmente, um papel de destaque, trazendo mais vida e brilho.

 

Figueira da Foz

A Figueira da Foz volta a viver intensamente a quadra festiva com a iniciativa Figueira Natal, a decorrer na Praça da Europa até 6 de janeiro, com um conjunto alargado de atividades dedicadas sobretudo ao público infantil e às famílias. O recinto integra a Casa do Pai Natal, pista de gelo, escorrega de neve com seis rampas, Fábrica dos Brinquedos, insufláveis, comboio de Natal, pavilhão de jogos e um Mercadinho de Natal, funcionando diariamente entre as 10h00 e as 22h00, com horário alargado até às 23h00 às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado.

Também no Foz Plaza há entretenimento dedicado à época. Durante esta quadra, o espaço conta com um cenário para os mais pequenos embarcarem numa aventura de Natal. Na área de restauração tem um Barco Pirata até dia 30 de dezembro que promete muita diversão com uma piscina de bolas, parede de escalada e vários jogos. Está encerrado nos dias 24 e 25, das 14h00 às 20h00.

A Passagem de Ano na Figueira da Foz é um dos momentos altos no distrito de Coimbra e este ano vai decorrer durante quatro dias, na Avenida de Espanha, de forma gratuita. De 31 de dezembro a 3 de janeiro há muitos espetáculos para observar. A noite de réveillon começa pelas 22h30 e será marcada pelos concertos de Richie Campbell e Sétima Legião. À meia-noite há o espetáculo de fogo de artifício e para encerrar a noite atua ainda a  DJ Zanova.

As celebrações prolongam-se nos primeiros dias de 2026, com atuações dos Bandidos do Cante e do DJ Filipe Sanches no dia 1 de janeiro. Abba Gold e DJ Danny Glitz no dia 2, terminando a 3 de janeiro com a banda Os Vizinhos e o DJ Drenchill, encerrando em festa as comemorações de fim de ano na cidade. Todos os espetáculos estão programados para iniciarem às 22h00.

 

Góis

O concelho de Góis mantém vivo o espírito natalício com um conjunto de iniciativas culturais e comunitárias que decorrem até 11 de janeiro, envolvendo diferentes públicos e espaços do território. A programação “Retratos de Natal” aposta na tradição, na música e na animação familiar, reforçando o Natal como tempo de encontro e participação.

No dia de hoje (23), o destaque vai para a atividade infantil “A Missão dos Mini-Duendes | Caça ao Tesouro”, que decorre durante a manhã no Cantinho Mágico de Letras e Artes (Casa Alice Sande), proporcionando às crianças uma experiência lúdica ligada ao imaginário natalício. Já a 28 de dezembro, o Auditório da Casa da Cultura de Góis recebe o espetáculo “O Treino Musical”, uma proposta artística pensada para públicos de todas as idades.

O programa prolonga-se para o novo ano com iniciativas que valorizam a música tradicional. A 4 de janeiro, realiza-se o Concerto das Janeiras, com o Grupo de Músicas e Cantares da Várzea, na sede da União Progressiva de Amigos do Senhor, na freguesia de Alvares, pelas 16h00. As celebrações culminam com os Concertos dos Reis, nos dias 10 e 11 de janeiro, em diferentes igrejas do concelho: no dia 10, na Igreja do Cadafaz, com o Grupo de Músicas e Cantares da Várzea, e no dia 11, dois concertos com o Grupo de Cantares de Cortes, na Igreja da Ponte do Sótão e na Igreja Matriz de Vila Nova do Ceira. Todas as atividades são de acesso gratuito.

Góis promove, à semelhança de outros municípios, um sorteio a quem fizer compras no comércio local até 6 de janeiro. O sorteio é a 14 de janeiro.

 

Miranda do Corvo

Por Miranda do Corvo as grandes atrações de Natal encerraram no passado dia 21, nomeadamente a Serra Encantada, onde os pequenos puderam usufruir de insufláveis, pinturas faciais e workshops, e encerrou-se igualmente o ciclo de visitas do Pai Natal em vários espaços do município.

Contudo, até 6 de janeiro está a decorrer o concurso de “Montras e árvores de Natal 2025”, assim como a promoção do “Natal 2025 é no comércio local”, onde haverá a distribuição de vouchers a quem fizer compras nos espaços aderentes à campanha.

As festividades do município terminam no dia 28 de dezembro com o concerto de Natal do Grupo Recreativo Mirandense, pelas 17h00, na Igreja Matriz de Miranda do Corvo.

Até dia 24 de dezembro, o Parque Biológico da Serra da Lousã promove um conjunto de atividades natalícias que unem natureza, criatividade e espírito solidário, integradas no Trivium — Parque Biológico, Espaço da Mente e Templo Ecuménico Universalista.

O programa inclui ateliers criativos e visitas guiadas, convidando famílias e visitantes a viver o Natal de forma sustentável e participativa.

 

Soure

O programa festivo “Nosso Natal” de Soure estende-se até dia 25 de dezembro e tem proporcionado momentos únicos aos visitantes, transformando o centro da vila num vibrante cenário natalício.

Soure oferecerá um conjunto alargado de atrações para todas as idades. A programação de destaque inclui Concertos de Natal e de Reis, atuações de grupos folclóricos e de teatro, e muita animação de rua.

Para as famílias, as atrações prometem momentos de diversão inesquecíveis com a Pista de Gelo, a Casa do Pai Natal, o Comboio Infantil, a Roda Gigante Infantil e o Comboio de Natal. Momentos únicos como a Chegada do Pai Natal e a Parada de Natal fizeram também parte do programa.

No dia 27, pelas 21h00, há o espetáculo Inverno à Lareira, na Casa do Operário, no dia a seguir (28), pelas 17h00, decorre o espetáculo Sensações. No dia 3 de janeiro decorre o Concerto de Reis, pelas 21h00, na Igreja Matriz de Soure, com o Coro da Banda do Cercal, Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, Coro Misto da Universidade de Coimbra, Coro Vox Et Communio e Coro Legatto.

A valorização dos produtos locais e regionais é assegurada através do Mercadinho de Natal, que conta com iguarias da época e artesanato, complementando o apelo ao consumo no comércio tradicional da vila.

 

Vila Nova de Poiares

O Mercado de Natal de Vila Nova de Poiares onde a animação, as pinturas faciais, modelagem de balões, gastronomia do mundo e a “Casa do Pai Natal” foram atrações principais chegaram a centenas de pequenos e graúdos e embora esta ação já tenha terminado há outro motivo para continuar a celebrar a quadra natalícia.

Até dia 2 de janeiro, o município proporciona o Natal em atividade com ações desportivas, recreativas e culturais para crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos de idade.

A comunidade sénior celebrou também o Natal num ambiente de partilha. Mais de 500 idosos estiveram reunidos no tradicional Almoço de Natal promovido pela Câmara Municipal, no Pavilhão da ARSM, em São Miguel de Poiares.

 

Arganil

Até 6 de janeiro, o município de Arganil promove a ação “Este Natal compre CÁ” que pretende apoiar o comércio local, premiando consumidores com a oferta de vales de compras nos estabelecimentos aderentes. Por cada 10 euros de compras a pessoa já fica habilitada a esta oferta, sendo que os prémios vão desde os 100 euros aos 750 euros.

No dia 27 de dezembro, a Biblioteca Alberto Martins de Carvalho – Côja e o Núcleo Museológico de Arqueologia de Arganil organizam uma atividade especial para celebrar a magia do Natal. O Posto de Turismo de Arganil recebe o workshop de criação de peças em pó cerâmico, perfeitas para oferecer nesta quadra festiva.

Até 30 de dezembro, há as Férias de Natal que proporcionam aos mais novos atividades lúdicas que oferecem aventuras divertidas, socioeducativas, solidárias e culturais. Das múltiplas atividades, que vão desde o desporto à cultura passando pelo mundo da culinária, é de salientar a vertente solidária que algumas das atividades terão com o objetivo de proporcionar momentos de partilha, de experiências e aventuras entre gerações e junto dos, por vezes, mais vulneráveis.

Ainda dentro do programa de festas natalícias está a decorrer o “CineNatal: Cinema a Rodar”, que exibe a 26 de dezembro, às 21h00,  “Arthur Christmas”, a 27 de dezembro, às 15h00, Grinch, e a 28 de dezembro, às 15h00, é a vez de Frozen.

 

Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital iniciou as suas celebrações de Natal a 5 de dezembro num programa que se estende até 29, com ações de cinema, teatro, oficinas, leituras e espetáculos.

A Casa da Cultura César Oliveira acolhe, no dia 28 de dezembro, o Concerto de Isabel Silvestre com Os Cantares de Manhouce e a Filarmónica Fidelidade, pelas 16h00, e para os amantes da sétima arte, o Festival da Curta Metragem: O Dia mais curto regressa no dia 29 de dezembro, com sessões às 10h15 e 14h30. Diariamente, às 7h10 e 18h00, acontecem as Leituras na Rádio “Vozes de Natal”.

Até 7 de janeiro, há um Jardim Encantado, no Jardim Oliveira Mano, é um dos principais pontos de animação, com atividades dirigidas às crianças, com um comboio e carrossel, das 10h30 às 12h00 e das 13h00 às 19h30, e a casa do Pai Natal, que está à disposição dos mais pequenos para diversos momentos de pura animação.

O Mercadinho de Natal, de domingo a quinta-feira das 10h00 às 19h00 e à sexta-feira e sábado das 10h00 às 22h00, conta com espaços de artesanato e tasquinhas em ambiente familiar e acolhedor.

 

Montemor-o-Velho

No Natal todos os caminhos vão dar a Montemor-o-Velho que apresenta um programa de verdadeira magia em volta do Castelo Mágico.

Até 28 de dezembro, o emblemático monumento recebe o maior parque temático de Natal do Centro de Portugal, prometendo fazer sonhar milhares de visitantes com uma programação reforçada e um ambiente verdadeiramente encantado.

Entre espetáculos, Casa do Pai Natal, carrosséis, pista de patinagem, insufláveis, pinturas faciais, mini roda gigante, realidade virtual, e tantas outras atividades, o recinto está aberto de sexta a domingo, sempre entre as 10h00 e as 19h00.

Este ano, o comboio mágico está em permanente circulação nos dias de funcionamento do evento, proporcionando uma chegada ao Castelo ainda mais entusiasmante.

Entre as atrações, ao longo do mês, o Castelo vai receber várias mascotes inspiradas na história e identidade do território — Nico, Infanta, Abade João, Lontra Morinha e Fernão — juntam-se ao próprio Pai Natal para guiar famílias e visitantes numa viagem repleta de fantasia. Este ano, sob o mote “Vem viver a magia”, o parque volta a apostar numa programação pensada para surpreender públicos de todas as idades, incluindo novidades como a mini roda gigante infantil.

Dentro das muralhas, todas as atividades estão incluídas no preço do bilhete, que se mantém inalterado.

Também a Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), tem patente, até 7 de janeiro, a Mostra de Presépios. Visitantes e leitores são convidados a apreciar 18 originais presépios elaborados com materiais tradicionais, reciclados ou naturais. Utensílios de laboratório, tecido, vime, pedras, cápsulas de café e cortiça são alguns dos elementos que dão vida às peças expostas, revelando que a celebração do Natal pode assumir formas surpreendentes, simbólicas e sustentáveis.

A entrada é livre.

 

Tábua

Tábua tem uma série de iniciativas a decorrer ao longo do período de Natal. Com algumas já concluídas, outras mantêm o espírito festivo até 7 de janeiro.

Nos dias 27 e 28 de dezembro, estão previstas sessões de teatro para famílias no Centro Cultural de Tábua, bem como oficinas criativas e atividades infantis, reforçando o ambiente festivo pós-Natal. No sábado, pelas 21h30, há o teatro musical “Big Fish” e no dia seguinte a mesma sessão acontece às 17h00. Também no domingo, das 10h00 às 12h00 está patente a exposição de Pintura da Academia Sénior de Tábua.

O ano novo começa com o Cantar as Janeiras, no dia 2, pelas 15h30, no Átrio da Câmara Municipal de Tábua. A 3 de janeiro, pelas 21h30, o serão da Saudade acontece na Oficina Artes de Palco, Percelada, as Janeiras – Tuna Mouronhense (4), Cantar as janeiras – Grupo de Música da Academia Sénior de Tábua (5) e Cantar as Janeiras – Grupo “Tradições e costumes” (7).

A 6 de janeiro há ainda o sorteio dos Vales de Natal Digitais, uma iniciativa que incentiva compras no comércio local até ao último dia oficial da programação. Estão 62 lojas integradas na iniciativa. Também até a esta data decorre o Concurso de Montras de Natal Ecológicas, onde os três primeiros classificados receberão vouchers para promoção e divulgação do seu estabelecimento.

 

Mira

O concelho de Mira vive intensamente a quadra natalícia com um programa alargado que se estende até 6 de janeiro, integrando iniciativas culturais, recreativas e de dinamização do comércio local. A agenda “Ho Ho Ho Mira’25” inclui a Árvore de Natal, o Bosque do Pai Natal e o Mercadinho de Natal, no Jardim do Visconde, bem como um carrossel infantil gratuito, concertos, teatro, cortejos e eventos associativos, envolvendo diferentes freguesias e públicos.

No dia 25 decorre o Teatro “Música no Coração”, no Salão Paroquial do Seixo. No sábado (27), há um almoço convívio, na Praia de Mira, e no dia seguinte a peça de teatro “Música no Coração” volta ao palco, assim como no primeiro sábado (3) do ano. No dia 4 realiza-se o cortejo de Reis pelas ruas da freguesia do Seixo e no domingo (4) acontece o concerto de Natal e abertura da 3.ª edição de “A banda vai à aldeia”, na capela de Leitóes.

A Passagem de Ano 2025/26 na Barrinha da Praia de Mira promete afirmar-se como uma das maiores da região Centro, com o Município a apostar nos Némanus.

O Réveillon arranca às 22h00 com o grupo VIBE, segue-se à meia-noite o espetáculo piromusical e, às 00h15, o aguardado concerto dos Némanus, com a festa a prolongar-se madrugada adentro ao som dos DJs Electric Boys. Tudo com entrada gratuita.

 

Penela

O Penela Presépio, iniciativa que decorre até 4 de janeiro, volta a transformar a vila num cenário mágico da quadra natalícia. O evento conjuga tradição, património e inovação, integrando presépios tradicionais, experiências imersivas e atividades para famílias, valorizando a história local aliada à criatividade e à tecnologia.

Entre os principais destaques está o emblemático Presépio ao Vivo no Castelo de Penela, apresentado aos fins de semana, que combina tradição, património e interpretação histórica. Com cenários cuidadosamente recriados e a participação de figurantes que dão vida aos episódios mais marcantes da Natividade, o Presépio ao Vivo reafirma-se como um marco incontornável da quadra natalícia e um motivo adicional para visitar o concelho.

O Mercadinho de Natal com produtores e artesãos locais, o comboio de Natal, o Bosque Encantado, a casa do Pai Natal, animação de rua e vários espetáculos culturais, proporcionam um ambiente único que convida visitantes de todas as idades a descobrir o concelho nesta época festiva.

 

Condeixa

“Condeixa Feliz Natal” deu início ao seu programa de Natal no passado dia 14 de dezembro e estende-se até aos primeiros dias do novo ano.

Na Praça da República, durante a quadra natalícia, há disponíveis várias atrações, nomeadamente uma mini pista de carrinhos de choque, uma pista americana e trampolins para que os mais pequenos possam passar momentos de alegria e divertimento. Farturas, pipocas, algodão doce, castanhas farão as delícias dos visitantes.

O programa festivo prossegue já em 2026 com dois concertos musicais. A 3 de janeiro (sábado), pelas 21h00, o Cineteatro de Condeixa-a-Nova acolhe o “Encanto de Natal Tradição em Unidade”, pela Orquestra e Coro da Unidade Pastoral de Conímbriga.

No domingo 25 de janeiro, às 16h00, na Igreja Matriz de Condeixa, realiza-se o Concerto de Ano Novo, com as participações do Orfeão Dr. João Antunes (Condeixa-a-Nova), Coro do Círculo Cultural Scalabitano (Santarém) e Grupo Coral de Mafra.

Até 6 de janeiro, o município tem a decorrer o concurso “Montras de Natal de Condeixa-a-Nova”, que irá premiar as seis melhores montras.

 

 

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM