6 de Outubro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Figueira veste-se de Natal a pensar nos mais pequeninos (e nas famílias)

13 de Dezembro 2024

Vamos começar pelo fator diferenciador de muitas das ofertas de Natal que grassam pelo país por esta altura do ano: na Figueira da Foz, as animações especialmente pensadas para assinalar esta quadra festiva são… gratuitas. Sim, leu bem, a primeira prenda é, assim, para os pais, avós, tios e tias, madrinhas e padrinhos ou até irmãos mais crescidos que querem reviver a magia do Natal pelos olhos dos mais pequenos da família: é possível passar umas boas horas a vê-los brincar – ou a brincar com eles – e sem ter de vender um rim, eventualmente o segundo, já que o primeiro pode ter tido como destino custear a ceia de 24 para 25 de Dezembro, as prendas habituais na mesma data ou, para os mais afoitos, uma passagem de ano mais elaborada (e cara). Mas, afinal, o que é que a Figueira da Foz tem para oferecer aos mais pequenos nesta época natalícia?

 

Vamos “com o Pai Natal e o palhaço no comboio” ao carrossel?

 

Natal não é Natal sem uma árvore iluminada e a Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), este ano, apostou numa bem grande, de 35 metros, montada no parque de estacionamento frente à Praça 8 de Maio, na baixa da Cidade. A inauguração da árvore, artificial, abriu o mês de dezembro e não defraudou as expetativas das centenas de pessoas, incluindo naturalmente muitas crianças, que quiseram assistir ‘in loco’ à estreia das luzes cintilantes, que tornaram mais bonita a noite figueirense. Nesse cair da noite de 1 de dezembro, a festa contou ainda com as atuações do Coimbra Gospel Choir e com algumas classes do Conservatório de Musica David de Sousa. Dias depois, abria ao público, para maior gáudio da pequenada na mesma zona, um Carrossel Parisiense e uma Pista americana, isto é, um carrossel de inspiração vintage, com cavalinhos que sobem e descem ao sabor das voltas daquela animação, e um espaço fechado mas vedado a rede, onde os mais pequenos podem brincar em segurança em escorregas, solos de trampolim e outras animações, tudo enquanto, cá fora, os pais ou outros responsáveis os observam descansadamente e, não é demais recordar, gratuitamente, tendo apenas de respeitar a lotação do espaço.

Também ‘à borla’, e apenas algumas centenas de metros adiante, o Jardim Municipal transformou-se no Jardim de Natal, com um Pai Natal gigante, bem vermelho, a dar as boas-vindas a todos os que queiram festejar a quadra, seja viajando no Comboio de Natal, controlado por uma elfa bem-disposta, seja salitando para cima e para baixo no insuflável gigante colocado a meio do jardim. Para os mais tradicionais, e mesmo ao lado do café onde pais e filhos podem bebericar algo para aquecer as mãos se o dia estiver mais fresco, está, claro, o parque infantil dos Piratas, aberto o ano inteiro. Para levar de recordação, juntamente com todas as fotografias que seguramente irão tirar durante os passeios – sendo gratuitos, por que razão levar os pequenos a estes investimentos apenas uma vez, não é? -, a autarquia sugere uma selfie no trenó iluminado que está mesmo ao lado do Pai Natal gigante, mas o Campeão das Províncias esteve lá e deixa-lhe uma dica: no espírito de Natal, peça a alguém que tire a fotografia, para captar bem a envolvência, o trenó, o Pai Natal gigante, quem sabe ao fundo um vislumbre do ‘novo’ coreto e, claro, esses sorrisos natalícios bem abertos.

Quanto a horários das diversões, de segunda a quinta-feira funcionam das 14 às 20h00 e de sexta-feira a domingo também das 10 às 13h00. Entre 23 de dezembro  e 3 de janeiro o horário é alargado: 10h00-13h00/ 14h00-21h00.

 

E o Mercado ali tão perto…

 

E, já que está no Jardim Municipal, dê um saltinho ao Mercado Municipal Engenheiro Silva, que está decorado a preceito – tem até em exposição um ‘Presépio em movimento’, da autoria de José Leonardo – e onde pode encontrar não apenas os víveres para a sua ceia de Natal mas seguramente algumas das prendas especiais de que anda à procura nos mesmos locais que todas as outras pessoas… Dê uma hipótese ao atendimento simpático e personalizado, mais, humanizado, do Mercado Municipal e do comércio tradicional em geral, incluindo o Mercado de Buarcos, claro. Aproveite o embalo e leve os miúdos num passeio pela Rua da República e adjacentes, depois passe pelo Bairro Novo, e veja como a experiência é substancialmente diferente de uma ida a um qualquer centro comercial: as crianças são exímias a guardar memórias que têm aromas, sons e até temperaturas diferentes, e não há espaço fechado que se compare a ir de mão dada com a mãe, o pai ou os avós, a espreitar montras diferentes, com coisas que não aparecem nos anúncios, sentindo aqui o cheiro a Bolo-rei que sai da pastelaria de rua, vendo ali à frente o vendedor ambulante de castanhas assadas, ou simplesmente saboreando o prazer de respirar o frio de dezembro em pequenos rolinhos de fumo esbranquiçado contra as mãos em concha. Se, por instantes, viajou até à sua própria infância, pense se não vale a pena, este Natal, ir além do centro comercial ou das compras on-line…

 

Tradições e emoções

 

Não é específico do Natal mas, aproveitando que este ano a autarquia caprichou nas iluminações da quadra, alargando as áreas abrangidas por este investimento e inovando até no design das mesmas, como acontece no Jardim Municipal e no Bairro Novo, com um certo toque oriental, esta pode ser uma boa altura para ir dar aquela voltinha na Roda Gigante, à noite ou ao final da tarde, quando o colorido contrasta e destaca mais as linhas que desenham a Figueira da Foz.

Num registo mais tradicional, há Concertos de Natal num périplo pelas igrejas do concelho que já arrancou no início do mês mas que se prolonga até dia 22 deste mês. Assim, depois do Coro Canticus Camerae da Assembleia Figueirense na Igreja da Misericórdia de Buarcos e do Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz na Igreja Protestante /Reformada da Figueira da Foz, dia 15, pelas 15h30 ainda pode ouvir o Coral David de Sousa na Igreja Paroquial do Santíssimo Salvador, em Maiorca. No dia 22, também às 15h30, o Coral David de Sousa canta na Igreja Paroquial de São Teotónio, em Brenha, fechando este ciclo, de entrada livre, sujeita à lotação de cada igreja.

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM