3 de Novembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra celebra Natal com cinco semanas de festa

3 de Dezembro 2021

A magia do Natal está de regresso à cidade de Coimbra. De hoje a 6 de janeiro, são muitos os eventos preparados para celebrar esta quadra festiva que tanto simbolismo tem para as famílias. Iluminação, música, concertos diversos, visitas guiadas e outras novidades são algumas das muitas atrações que integram este vasto programa, promovido pela Câmara Municipal, em parceria com outras entidades da cidade, como a Agência para a Baixa de Coimbra (APBC) e a Sanfil.

Um comboio de Natal, um carrossel parasiense que estará a funcionar no Largo da Portagem e uma tenda com insufláveis, trampolim e o sítio do Pai Natal, com ateliê de pinturas, na Praça do Comércio, são algumas das atrações que vão animar a Baixa já a partir de hoje. Destaque, ainda, para a inauguração da iluminação natalícia, às 18h00, na Praça 8 de Maio, com milhares de luzes a darem mais brilho à cidade. Não faltará também a música, com a atuação do Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra.

O programa, que se prolonga por cinco semanas, é contudo muito mais amplo. Inclui concertos em vários pontos da cidade, cantares de Natal, iniciativas lúdicas e didáticas, visitas guiadas, exposições de presépios e o tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra, entre muitos outros eventos, pensados para todas as idades e gostos.

Durante a apresentação, que decorreu na terça feira, no Largo do Poço, o presidente da Câmara, José Manuel Silva, explicou que a programação foi articulada com a APBC, com o objetivo de criar maior atratividade e dinamismo nesta zona durante a época natalícia. Destacou a mais valia que representam estas parcerias público/privadas, manifestando o desejo de ter em próximas realizações não só a Sanfil e a APBC mas muitas outras entidades, já que da união de todos pode resultar “um programa muito mais rico e intenso”. Sobre as celebrações, que representam um orçamento de 196 mil euros, o autarca ressalvou o “conjunto de atividades recreativas e culturais e a iluminação, que vão trazer alegria a Coimbra, à Alta e à Baixa”.

Apesar de afirmar que todos “estamos a precisar de alegria e felicidade”, José Manuel Silva sublinhou que “temos que o fazer em segurança”, apelando, por isso, à vacinação, ao uso de máscara e à manutenção de todas as recomendações da Direção Geral de Saúde, de forma a que este possa ser “um Natal tranquilo”.

Convida as pessoas a desfrutar desta programação e sublinha que o objetivo final de todos os eventos agendados passa não só por proporcionar “alegria e felicidade”, mas também por “trazer mais gente à Baixa”, para que possam “usufruir do coração da cidade mas também, naturalmente, fomentar a atividade na zona histórica, que bem precisa dela, depois das consequências tremendas em termos económicos e também humanos que o período de confinamento nos trouxe”.

A presidente da APBC, Assunção Ataíde, congratulou-se também com esta união de sinergias e com os benefícios que representam para a dinamização do comércio tradicional. Um concurso de coroas de Natal, animação com o Pai Natal, arruadas e outros eventos culturais e musicais são algumas das propostas que apresenta nesta quadra.

Joana Mota, presidente do Conselho de Administração do Grupo Sanfil, realçou o orgulho que a empresa tem em associar-se a esta que é “a maior festa do ano para a maioria das pessoas”. Manifestou o desejo de que “possa ser desfrutada pelos conimbricenses”, com os necessários cuidados de saúde mas que permita “manter o espírito e o conforto emocional típico do Natal”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM