A União das Freguesias (UF) de Eiras e S. Paulo de Frades lançou, na segunda feira, o seu primeiro Orçamento Verde, uma iniciativa que, à semelhança do que sucede com o Orçamento Participativo, pretende envolver a comunidade e diversas entidades desta freguesia, sensibilizando-as para a importância de apresentarem ideias que possam beneficiar a todos mas centrando-se, neste caso específico, nas questões da sustentabilidade e nas boas práticas ambientais.
Apresentado na segunda feira, na Mata do Loreto, este Orçamento Verde integra-se no programa Bairros Saudáveis e, como explicou o presidente da UF, Luís Correia, pretende contribuir para “uma freguesia mais ecológica e mais verde”. Para tal, é lançado o concurso “O que eu faria pelo meu bairro?”, que conta com o envolvimento de várias entidades, como o Rotary Clube de Coimbra – Olivais e o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, assumindo-se como “um convite à ação coletiva para apresentação de propostas de resolução de problemas identificados no território de Eiras e S. Paulo de Frades”, de forma a proporcionar o “melhor uso dos recursos atuais e futuros”.
Visa, também, envolver os cidadãos que residem no território da UF, individualmente ou em grupo, de todas as idades, na vida da comunidade, incentivando-os a apresentar ideias que possam beneficiar a comunidade, criando melhores condições de vida e bem estar no bairro.
De acordo com Luís Correia, a UF canaliza 2.000 euros para este projeto, que assentará nas boas práticas ambientais e cuja implementação deverá contar com o apoio do Município de Coimbra. Segundo o regulamento do concurso, as propostas apresentadas devem “ser reconhecidas como ações de melhoria da sustentabilidade e resiliência comunitária”, que assentem em “soluções atrativas para melhorar o território”. Deverão ser inéditas e originais para esta UF, apesar de poderem replicar “outras propostas para outros territórios”, e devem incluir uma estimativa genérica do custo total da intervenção.
As candidaturas devem ser registadas em https.//forms.gle/vXpHvAem6aqBZH6cA, podendo ser individuais ou coletivas, sendo aceites também de alunos, empresas, instituições, organizações sem fins lucrativos, entre outros. O concurso abriu na segunda feira e as propostas podem ser entregues até às 18h00 de 30 de maio. As duas candidaturas vencedoras serão divulgadas até 21 de junho, depois da seleção feita pelo júri. A cada uma das propostas vencedoras será atribuído um prémio no montante de 1.000 euros e a sua concretização será desenvolvida em parceria pelo Projeto Famílias em Ação e UF de Eiras e S. Paulo de Frades.