2 de Abril de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Associação “Cavalo Azul” amplia Lar Residencial

17 de Janeiro 2020

A Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência – “Cavalo Azul” vai ampliar o seu Lar Residencial, concretizando assim um sonho antigo que lhe vai permitir acolher mais oito pessoas com deficiência.

A “primeira pedra” foi lançada ontem, na sede da instituição, em Marco dos Pereiros, na União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas. A obra, há muito ansiada pela Direção e por muitas famílias, só é possível, como explica o diretor técnico, Luís Costa, “graças a um casal de mecenas que, num gesto raro de solidariedade, se disponibilizou para financiar esta ampliação”, tendo gostado deste projeto que se distingue também pelo seu caráter “bastante familiar”. A ampliação vai permitir colmatar, como realça o responsável, “uma necessidade há muito identificada”, que fica, contudo, ainda muito aquém das necessidades da associação, que mantém “uma lista de espera com mais de 60 pessoas” para a valência do Lar Residencial.

Neste momento, o Lar acolhe 12 utentes, estando a funcionar na sua lotação máxima. Depois da ampliação, ficará com capacidade para receber 20 pessoas. Segundo Luís Costa, as obras devem arrancar em abril e têm um prazo de execução de cerca de um ano.

“Ao concretizar este projeto a Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência cumpre a sua missão primeira que é apoiar as pessoas com deficiência e/ou incapacidade e, em simultâneo, cumpre o desejo de dar a dimensão suficiente ao equipamento social, sem perder o seu conhecido ambiente familiar, por forma a assegurar a sustentabilidade financeira, económica e social das suas missões”, explica a Direção.

Recorde-se que, para além do Lar, a “Cavalo Azul” conta ainda com um Centro de Atividades Ocupacionais, frequentado por cerca de 30 utentes e registando também, segundo Luís Costa, uma “lista de espera de perto de 20 pessoas”.

A estas respostas juntou-se, mais recentemente, o Centro de Apoio à Vida Independente, projeto inovador que visa combater os problemas da inclusão e promover uma vida independente. Este projeto, que abrange um máximo de 25 pessoas externas à “Cavalo Azul”, está já a funcionar em pleno e aposta num modelo que procura manter as pessoas em casa, no seu contexto de vida, com as suas atividades próprias, sendo acompanhadas por um assistente pessoal que as vai ajudar nas suas necessidades.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM