24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

2019 foi o melhor ano de sempre para o turismo no Centro

21 de Fevereiro 2020

O ano de 2019 foi o melhor de sempre em termos turísticos no Centro de Portugal. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados na sexta feira, demonstram que, de janeiro a dezembro, a região cresceu nos principais indicadores, nomeadamente a nível de dormidas, hóspedes e proveitos.

A nível de hóspedes, a região recebeu 4.124.057 pessoas, registando uma subida de 5,9 por cento em relação a 2018. Num período de cinco anos, verificou-se um crescimento de 43,2 por cento, o que demonstra o “grande interesse que a região despertou nos anos mais recentes”.

Já as dormidas ultrapassaram os sete milhões, mais precisamente 7.102.061 de acordo com os dados preliminares, um número nunca antes alcançado pela região e que representa um crescimento de 4,8 por cento comparativamente a 2018. Para este crescimento são determinantes os visitantes nacionais, que crescem de 3.776.969 dormidas em 2018 para 4.000.496 em 2019; mas também os turistas estrangeiros, que subiram de 3.000.858 para 3.101.565 no mesmo período.

Os proveitos totais de estabelecimentos de alojamento turístico foram de 355.1 milhões, num acréscimo de 6,7 por cento, em relação a 2018. O rendimento médio por quarto também subiu de 63,1 para 64,1 euros.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, considera que “os resultados preliminares de 2019 são extremamente positivos para o Centro”, tendo a região ultrapassado, pela primeira vez, “o marco histórico dos sete milhões de dormidas”.

“Em cinco anos houve um aumento de dois milhões de dormidas e de 132 milhões de euros de receitas nos estabelecimentos de alojamento, o que é verdadeiramente notável”, destaca, acrescentando, ainda, que “estes números promissores devem-se, acima de tudo, ao grande esforço dos empresários da região, que todos os dias encontram novas formas de ultrapassar os múltiplos desafios que enfrentam, apresentando novos produtos turísticos e melhorando os já existentes”.

Centro e Castela e Leão juntos na promoção turística

O Centro de Portugal e Castela e Leão vão intensificar a sua cooperação transfronteiriça ao nível do turismo. As duas regiões vizinhas, uma em Portugal e outra em Espanha, vão promover-se como um só destino em feiras e eventos internacionais. Este avanço, numa relação que já era próxima, ficou decidido durante uma reunião de trabalho que decorreu, na semana passada, em Valladolid, entre as entidades que coordenam a atividade turística nos dois territórios.

Na reunião, foram abordados os projetos de promoção conjunta de produtos turísticos já em vigor entre Centro de Portugal, Castela e Leão e a Extremadura espanhola, tendo sido destacadas algumas ações realizadas, bem como alguns projetos transfronteiriços que já estão a decorrer.

A próxima reunião sobre este projeto ficou já marcada para março, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM