19 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Volta a Portugal em Bicicleta regressa quarta feira à estrada

30 de Julho 2021

A emoção e adrenalina da Volta a Portugal em Bicicleta regressa à estrada já na quarta feira. O conhecido “sonho amarelo” vai percorrer o país até 15 de agosto, naquela que é já a 82.ª edição desta prova que começa em Lisboa e, depois de 1.568 quilómetros, terminará na Avenida da Europa, em Viseu.

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia e depois do cancelamento no ano passado pelo mesmo motivo, a Volta está quase a começar, surgindo este ano com algumas novidades, como a estreia na competição de Ponte de Sor, no Alto Alentejo.

Joaquim Gomes, diretor da 82.ª Volta a Portugal Santander, recorda que “há precisamente 50 anos a ‘Volta’ começava em Lisboa, com um Prólogo, e um vencedor, que brilhantemente igualou um feito julgado irrepetível, conseguido por Alves Barbosa, duas décadas antes, em 1951 – envergar a Camisola Amarela do primeiro ao último dia”.

“E é por esse homem, que arrastou multidões, e marcou de forma indelével a história do desporto nacional, que importa assinalar este regresso a Lisboa, e, sobretudo, enquanto palco de Partida da 1.ª Etapa em linha, à sua terra natal, Torres Vedras, onde a edilidade, fruto de um louvável empenho e dedicação, brindará a ‘caravana’ com a inauguração do Museu Joaquim Agostinho. O melhor ciclista português de todos os tempos”, realça.

A Volta começa na quarta feira, com o Prólogo na Praça do Império, junto ao Centro Cultural de Belém, em Lisboa, ponto de partida e chegada para os cerca de 130 corredores, das 19 equipas que participam nesta edição. O percurso, na Avenida da Índia, deste contrarrelógio individual terá 5,4 quilómetros.

A primeira etapa, na quinta feira, começa em Torres Vedras e termina em Setúbal, depois de percorridos 175,8 quilómetros. A segunda, no dia 6 de agosto, arranca em Ponte de Sor e segue até Castelo Branco, num percurso de 162,1 quilómetros. No dia 7, a terceira etapa disputa-se entre a Sertã e a Covilhã (Torre), numa distância de 170,3 quilómetros. No dia 8, na quarta etapa, o pelotão vai percorrer 181,6 quilómetros entre Belmonte e Guarda.

Depois do habitual dia de descanso, a prova continua a 10 de agosto, com a quinta etapa a começar em Águeda e terminar em Santo Tirso, num total de 171,3 quilómetros. A sexta etapa, no dia 11, será inteiramente minhota, com partida de Viana do Castelo e chegada a Fafe, num percurso de 182,4 quilómetros. No dia 12 disputa-se a sétima e mais longa etapa desta edição, com 193,2 quilómetros que começam em Felgueiras e terminam em Bragança. No dia 13 corre-se a oitava etapa, com 160,7 quilómetros entre Bragança e Montalegre, e no dia 14 a nona, com 145,5 quilómetros a pedalar entre Boticas e Mondim de Basto.

A grande final está marcada para dia 15, na Avenida da Europa, em Viseu, cidade que recebe a última etapa da prova pela sétima vez. Mais uma vez, será uma luta contra o cronómetro que vai decidir a Volta. O contrarrelógio de Viseu tem 20,3 quilómetros e será o esforço final e a derradeira prova para encontrar o vencedor de 2021, que sucederá a João Rodrigues, campeão da Volta em 2019.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM