A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) volta a sair à rua entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro para realizar o seu Peditório Nacional. Trata-se da ação anual mais importante de angariação de fundos da instituição, apelando à solidariedade da população para dar continuidade aos apoios sociais, programas de rastreio, prevenção e investigação científica em oncologia.
Na Região Centro, o impacto financeiro da iniciativa é determinante para assegurar o funcionamento dos projetos no terreno. Segundo José Pinheiro, tesoureiro do Núcleo Regional do Centro (NRC) da LPCC, a adesão da comunidade tem-se mantido sólida ao longo dos anos.
“É uma das principais receitas da Liga Portuguesa Contra o Cancro, tanto no Núcleo Regional do Centro como nos outros núcleos. O ano passado, no Centro, a receita foi de cerca de 787 mil euros, pelo que é um valor muito significativo”, sublinha o responsável.
As verbas recolhidas durante os quatro dias de peditório destinam-se a cobrir diferentes pilares de atuação da LPCC. Além do apoio social, psicológico, económico e jurídico prestado diretamente aos doentes oncológicos e às suas famílias, os fundos permitem financiar projetos essenciais no âmbito da saúde pública.
“A assistência ao doente e às famílias e a humanização são dos aspetos mais importantes. Mas estes fundos são também utilizados na prevenção primária, através da educação e projetos nas escolas, e na prevenção secundária, sobretudo no rastreio do cancro da mama, que é um dos programas mais relevantes para os quais contribuem estes donativos. Além de tudo isto, apoiamos a investigação na área da oncologia”, detalha José Pinheiro.
Solidariedade que supera dificuldades
A expetativa do tesoureiro para a campanha deste ano mantém-se elevada, sustentada na generosidade e na crescente consciencialização das populações para a problemática das doenças oncológicas.
“As pessoas compreendem a importância desta causa e são generosas. Há uma tendência para a incidência destas doenças aumentar com o passar dos anos, o que afeta mais pessoas. Isso leva a que a população tenha mais consciência do problema. Mesmo quando existem dificuldades, a tendência das pessoas para participar e contribuir tem vindo a crescer, e não o contrário”, nota José Pinheiro.
Durante os quatro dias de peditório, equipas de voluntários credenciados estarão distribuídas por várias localidades da região, incluindo zonas de estabelecimentos hospitalares, superfícies comerciais e vias públicas.
Além da participação no peditório nacional, há também outras formas de apoiar esta causa. Pode contribuir de forma voluntária com donativos digitais, através de transferência bancária, MB WAY ou pela plataforma de donativos online no portal da Liga Portuguesa Contra o Cancro.