20 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vinha da Rainha promove vinho novo e petiscos tradicionais

15 de Março 2019

O vinho novo e os petiscos tradicionais servem, mais uma vez, de mote para uma visita à Freguesia de Vinha da Rainha, no concelho de Soure. O Largo das Escolas acolhe a XIV Mostra do Vinho Novo e a III Prova de Saberes e Sabores, evento que espera atrair, no domingo (17 de março), a esta localidade cerca de 2.000 visitantes.

Promovidas pela Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade da Freguesia da Vinha da Rainha (ACDSFVR), estas duas iniciativas completam-se, proporcionando um dia diferente, de grande confraternização e convívio entre população e visitantes. De acordo com Firmino Ramalho, presidente da ACDSFVR, este “é já um evento com destaque na região”, atraindo pessoas dos “vários concelhos limítrofes”.

Entre as 15h00 e as 19h00, vão juntar-se no Largo das Escolas 16 expositores com os bons vinhos da região e cinco com os petiscos tradicionais. “Queremos mostrar para o exterior aquilo que produzimos de bom, dando a conhecer o que temos de melhor e contribuindo para que os nossos produtores tenham cada vez mais pessoas a procurar os seus produtos”, sublinha Firmino Ramalho.

População e visitantes vão poder degustar assim os bons néctares da região, acompanhando-os com os petiscos regionais, num menu onde vão sobressair os pratos e iguarias “com alguma história e tradição”, os “petiscos mais antigos e, alguns, já raros, que só algumas pessoas sabem fazer como antigamente”, sublinha o presidente. A broa de milho, acompanhada de petinga, carne ou torresmos, assim como o pão com chouriço e os couratos no pão são alguns dos petiscos habituais neste evento e que “combinam” bem com o vinho da região.

De acordo com Firmino Ramalho, o último ano foi “muito bom a nível de qualidade e produção de vinho”, assegurando assim a qualidade dos vinhos que vão ser servidos nesta mostra.

Para além dos vinhos e dos petiscos, este evento conta ainda com animação musical, a cargo de um grupo de concertinas do concelho que vai atuar durante a tarde.

Tal como tem sido habitual nas últimas edições, estas mostras têm um cariz solidário, revertendo as receitas angariadas com a venda dos petiscos para a Associação, sendo o vinho oferecido a todos os visitantes. De acordo com Firmino Ramalho, a verba recolhida vai servir para apoiar o trabalho diário desta instituição, que apoia cerca de 145 pessoas nas suas seis valências – creche, Atividades de Tempos Livres, Centro de Convívio, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Lar de Idosos. Espera, por isso, grande afluência e, acima de tudo, que esta seja uma tarde de convívio e alegria para todos aqueles que se associarem a esta realização.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM