A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares promoveu, na semana passada, um encontro de jovens voluntários europeus, que teve como lema “Volunteers in Poiares – Our Green Future”. Esta iniciativa inseriu-se no projeto internacional de voluntariado jovem promovido pela autarquia, “Volunteer in Poiares; Education and Nature”, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, financiado pela União Europeia.
Ao longo dos dois dias, o evento reuniu os voluntários que estão no concelho de Vila Nova de Poiares e outros jovens de diversas nacionalidades europeias que estão também em Portugal a desenvolver projetos de voluntariado em organizações como a Embaixada da Juventude (Paredes), e Associação Juvenil Rota Jovem (Cascais), bem como a Associação de Estudantes da Escola 2.3/S Dr. Daniel de Matos e os Jovens Autarcas do Concelho.
Para além da análise dos temas proteção da floresta, sustentabilidade e combate às alterações climáticas, os jovens participaram ainda em atividades em contexto de natureza, que lhes permitiram descobrir as potencialidades naturais e paisagísticas de Vila Nova de Poiares.
Presente na sessão de abertura, o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, destacou a “relevância desta atividade por promover a participação ativa de crianças e jovens, a cidadania e o europeísmo, ao mesmo tempo que procura consciencializar a comunidade para as alterações climáticas e para a necessidade de proteger o meio ambiente e os recursos naturais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU”. Alertou ainda para “a necessidade em adotar estilos de vida mais ativos e saudáveis, em particular com o recurso ao uso dos chamados meios de transporte suaves nas nossas deslocações mais pequenas, de que é exemplo a bicicleta”.