4 de Dezembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila Nova de Poiares: O caminho passa por aqui – mais empresas e mais habitação

8 de Novembro 2024

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares está a um ano do final do seu último mandato. Se suceder a Jaime Soares não seria nunca tarefa fácil, João Miguel Henriques não se amedrontou e tem-se batido com galhardia pelo desenvolvimento do concelho, saindo com honra e mérito quando descer os últimos degraus. Em algumas áreas deixará mesmo as portas escancaradas para que Poiares se afirme cada vez mais como um concelho impulsionado para os amanhãs que se aproximam. Estamos convictos que, sejam quais forem os resultados das próximas eleições autárquicas, terá sempre o reconhecimento do seu povo pelo trabalho desenvolvido mas também pela forma simpática e próxima como sempre se envolveu com os seus munícipes.

Pedimos-lhe que em breves linhas delineasse os eixos principais que perspectiva para o crescimento do concelho e melhoria das condições de vida das suas gentes. Depoimento breve e conciso mas claro quanto aos propósitos.

 

“Tecido empresarial cada vez mais forte

Vila Nova de Poiares tem sido ao longo dos tempos um importante motor de desenvolvimento económico, não só local como da região, muito por força do dinamismo do tecido empresarial do concelho que além da sua capacidade empreendedora, tem sabido encontrar sustentabilidade e espaço de crescimento.

Embora pequeno em território, este concelho tem conseguido afirmar-se como um dos maiores pólos empresariais da região, quer em dimensão, quer em número de empresas e postos de trabalho que tem criado, quer em volume de negócios gerado.

É fácil perceber porque razão os empresários procuram Vila Nova de Poiares para investir, porque temos a capacidade de dar-lhes condições para que possam instalar-se num parque industrial bem dimensionado, bem localizado, devidamente infraestruturado e com fatores de atratividade extra como a isenção de derrama nos primeiros cinco anos para novas empresas que se instalam no concelho.

Com dois polos industriais completos, que albergam cerca de noventa empresas, o investimento na expansão do Polo II da Zona Industrial e a revisão do respetivo Plano de Pormenor irá permitir a ampliação da área de acolhimento, possibilitando assim criar condições para captar e fixar novas empresas.

 

Investimento também na habitação complementa aposta no desenvolvimento

A preocupação na fixação de novas empresas implica também a procura de espaço para que as pessoas se possam fixar quando escolhem Vila Nova de Poiares para trabalhar.

E se o mercado de habitação de uma forma geral tem encontrado grandes constrangimentos devido à falta de oferta, a aposta do Município passa também pelo reforço do investimento também em matéria de habitação.

Recorde-se a recente aposta na construção de 24 fogos de tipologias T1, T2 e T3, a custos acessíveis, e a transformação da antiga escola primária de Algaça em alojamento ao abrigo da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, num investimento total de €3.220.147,02 acrescido de IVA.

Este é efetivamente um dos eixos estruturantes da nossa ação política, a Estratégia Local de Habitação, que se prolongará até 2026, e que resultará num grande investimento no Concelho, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

É uma prioridade assegurar que os munícipes tenham acesso a uma habitação condigna e a preços acessíveis, oferecendo oportunidades de moradia digna para todos, independentemente do seu nível socioeconómico, garantindo o bem-estar das famílias e combatendo a exclusão social.

Num setor que se debate com uma enorme falta de oferta e elevados preços de mercado, a construção de habitações a custos acessíveis em Vila Nova de Poiares é absolutamente fundamental para a fixação de jovens e o crescimento sustentável do nosso Município, promovendo a coesão social e reforçando o nosso compromisso com o bem-estar e qualidade de vida de toda a população.

É por isso que é fácil perceber a razão porque todos – jovens, menos jovens e empresários – olham para Vila Nova de Poiares como um concelho de oportunidades.

É desta forma integrada e de grande sustentabilidade que procuramos colocar Vila Nova de Poiares no caminho do desenvolvimento e do crescimento, como um verdadeiro concelho de futuro.”

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM