23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila Nova de Poiares estende Condomínio de Aldeias a Casal do Gago e Ribas

4 de Fevereiro 2022

O Município de Vila Nova de Poiares vai alargar o projeto “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta” aos lugares de Casal do Gago, na Freguesia de São Miguel, e de Ribas, na Freguesia de Poiares – Santo André.

Financiado pelo Fundo Ambiental, trata-se de um investimento de cerca de 50 mil euros, que permitirá intervir em cerca de 24 hectares de propriedade privada em cada uma das aldeias agora abrangidas por este projeto. O “Condomínio de Aldeias” assenta na concretização de boas práticas de adaptação às alterações climáticas, através de atividades económicas que acrescentam valor na requalificação e gestão desses territórios, e, em particular, na valorização dos ecossistemas.

A autarquia já reuniu com os proprietários e produtores florestais, de forma a esclarecer dúvidas e a apresentar a intervenção a realizar. As ações passam pela plantação de espécies autóctones e recuperação da regeneração natural existente de folhosas diversas, convertendo os povoamentos mais resilientes aos incêndios e fomentando a biodiversidade existente.

Este projeto visa, no fundo, reduzir significativamente o risco de incêndio, através da diversificação dos espaços florestais arborizados e adequando a floresta à crescente procura de atividades de recreio e de espaços de interesse paisagístico, como percursos pedestres e outras atividades desportivas de aventura e contacto com a natureza. Pretende, ainda, promover a biodiversidade e a criação de faixas ecológicas de proteção, através do surgimento de áreas de descontinuidade junto dos aglomerados populacionais.

Recorde-se que, em 2021, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares implementou o ‘Condomínio de Aldeias’ nos lugares de Soutelo, Freguesia de Arrifana, e de Moura Morta, Freguesia de Lavegadas. Grande parte das intervenções realizadas aconteceram em propriedade privada, pelo que a participação e envolvimento neste projeto dos respetivos proprietários foi fundamental, ao consentirem a realização das ações nos seus terrenos, valorizando-os sob o ponto de vista patrimonial e da sustentabilidade e resiliência ambiental.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM