28 de Setembro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vila Nova de Poiares aposta nos desportos de natureza e aventura

3 de Agosto 2020

Vila Nova de Poiares aposta nos desportos de natureza e aventura

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares inaugurou, no sábado, a Zona de Escalada, situada junto ao Complexo das Piscinas da Fraga, cerimónia que contou com a presença do presidente do Município, João Miguel Henriques, do vice-presidente com o pelouro do Desporto, Artur Santos, do presidente da Federação Promotora de Montanhismo e Escalada, Carlos Gomes, e do presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares, João Carlos Feteira.

Para João Miguel Henriques, esta zona vem “proporcionar mais uma resposta àquilo que é o crescente aumento na procura por desportos de aventura e natureza, a exemplo dos mais recentes como a pista de parapente, circuitos pedestres, pista de btt, entre outras”. O autarca explica que esta oferta tem vindo a assumir “cada vez maior relevo no concelho”, sendo intenção do Município potenciar as potencialidades que tem nestas áreas.

“Vila Nova de Poiares assume-se cada vez mais como espaço de referência para as mais diferentes atividades outdoor, que nos apaixonam a todos e nos permitem o contacto com a natureza, que todos os dias se regenera e se torna um local mais aprazível para quem nos visita”, disse o autarca

Já Carlos Gomes, presidente da FPME, aproveitou para deixar “o elogio ao Município pela dedicação e paixão que demonstraram na concretização deste projeto”, afirmando ainda que “foi com grande satisfação que a FPME se envolveu neste projeto.

41 vias em quatro setores para toda a família

Os afloramentos rochosos de quartzito têm uma orientação de leste o que possibilita a prática da escalada em quase todo o ano. Nos dias soalheiros de inverno a prática pode realizar-se nos períodos da manhã e, nos meses mais quentes do verão, nos períodos da tarde.

No total são 41 vias distribuídas ao longo de quatro setores. No “Miradouro”, pode contemplar-se a vista não só perante o vale da Fraga mas também para Vila Nova de Poiares, sendo aí que se encontram cinco vias.

Segundo a lenda, numa pequena gruta de um dos penedos do monte da Fraga, viveu um mouro com a sua família, daqui derivando o nome do “Penedo do Mouro”, neste setor estão equipadas duas vias na gruta com uma dificuldade superior (6c e 7a). Altura das vias: 8 metros.

No lado oposto do vale, existe um outro penedo que segundo os populares, a designação de “Penedo da Desgraça”, deve-se ao facto da dificuldade em vencer o desnível na busca de lenha e pasto para os animais. Aí encontra-se a maior concentração de vias, 19 no total, oferecendo aos praticantes vias de qualidade e diversidade técnica. Ainda neste setor, encontra-se a primeira via de escalada aberta nesta zona, no ano de 2007, por José Miguel Pereira. A via “Zé Cogumelo” é uma via de autoproteção, sendo necessários os respetivos equipamentos.

A “Rua Sésamo” é o ex-libris desta zona para a iniciação à escalada, oferecendo aos praticantes de todas as faixas etárias 15 vias, sendo aqui que o conceito “escalada em família” serve na perfeição. Tem a particularidade da existência de duas vias que permitem a iniciação à escalada “multi-largos”.

Mais informação detalhada relativa à Zona de Escalada de Vila Nova de Poiares pode ser encontrada no sítio do Município, em http://www.cm-vilanovadepoiares.pt/natureza.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM