1 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vermoil retoma tradição do Bodo das Castanhas

22 de Outubro 2021

O Bodo das Castanhas vai regressar à Freguesia de Vermoil, no concelho de Pombal, de 29 a 31 de outubro. Depois do cancelamento no ano passado, devido à pandemia, é retomada assim uma tradição secular, que conta com mais de 500 anos de história e que tem uma grande importância para a promoção de Vermoil e das entidades locais.

O presidente da Junta, Daniel Ferreira, lamenta que o evento esteja ainda sujeito a algumas limitações, dada a imprevisibilidade provocada pela pandemia, mas congratula-se pelo seu regresso, uma vez que se trata de uma realização que faz parte da identidade do povo e que em muito contribui para o dinamismo da freguesia e das suas coletividades e instituições.

“Não vamos ter ainda as tasquinhas como as conhecemos mas teremos duas associações a servir os petiscos tradicionais e mesas à discrição dos visitantes”, explica, manifestando o desejo de que esta vertente do certame possa ser retomada em pleno no próximo ano.

Apesar das limitações, é certo que estas coletividades irão apresentar alguns dos pratos típicos da região, como os tortulhos, o borrego e o carneiro, entre outros petiscos típicos da gastronomia regional. Haverá, também, uma tasquinha que irá servir água pé e castanhas.

Vão participar também neste Bodo das Castanhas muitas outras coletividades, instituições e comerciantes, que trarão a este evento outros produtos, como artesanato, frutos secos, entre outros.

O programa não se restringe, contudo, à vertente expositiva, contando com sugestões para todos os gostos, aliando gastronomia, cultura, desporto, lazer e animação. Uma noite de halloween, observações astronómicas, visitas às ruínas romanas, um trail urbano, passeio de BTT, uma prova de radiomodelismo, a projeção de um video-mapping no Largo da Igreja e um workshop sobre água que evidencia o potencial do rio são algumas das iniciativas previstas.

Destaque ainda para os vários momentos musicais e para um mega magusto. O presidente realça a animação prevista para a noite de 31, noite de halloween, com um baile da “Noite das Bruxas”, a partir das 20h30, animado por Nelson de Marto, seguindo-se depois o espetáculo com a cantora Rosinha e as suas bailarinas.

A Junta de Freguesia decidiu aumentar este ano o espaço da tenda, de forma a que as pessoas possam circular mais à vontade. Daniel Ferreira adianta, ainda, que serão acauteladas todas as regras de segurança, mantendo-se o uso obrigatório de máscara dentro do recinto. Destaca também o significativo aumento a nível de orçamento, que passa de 15 mil para 25 mil euros, um reforço que, como explica, significa “uma forte aposta nas associações”, uma vez que este é um dos eventos que lhes permite “financiarem-se para o ano”. Depois deste período difícil, entende que é preciso “potenciar o investimento, apoiando estas associações que desempenham um importante trabalho e ajudando-as a regressar à normalidade”. O presidente da Junta destaca ainda o apoio da Câmara Municipal de Pombal, que reconhece a importância que este certame tem para a freguesia e para o concelho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM