A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estabeleceram um acordo pioneiro que permitirá aos hospitais conhecer, em tempo real, o tempo estimado de chegada das ambulâncias de emergência, reforçando a capacidade de preparação das equipas hospitalares. O novo protocolo TePHH (Tempo Estimado Pré-hospitalar-Hospital) é uma solução tecnológica inovadora, que será posteriormente alargada a nível nacional.
Através de um sistema informático seguro e em conformidade com os princípios da cibersegurança e o Regulamento Geral da Proteção de Dados, o INEM passa a partilhar com a ULS de Coimbra dados sobre o tempo de chegada das ambulâncias, o nível de risco clínico (Escala NEWS) e a suspeita de Via Verde, permitindo otimizar a receção hospitalar. Segundo Alexandre Lourenço, presidente da ULS de Coimbra, esta partilha vai permitir “reduzir o tempo de resposta, melhorar a qualidade assistencial e aumentar a eficiência na gestão de recursos”.
Para Sérgio Janeiro, presidente do Conselho Diretivo do INEM, “a inovação é essencial para melhorar os cuidados de saúde, especialmente num contexto de escassez de recursos”. O responsável sublinha que a geolocalização dos meios de socorro e a integração de informação clínica entre o pré-hospitalar e o hospitalar representam um passo decisivo para garantir cuidados mais rápidos e eficazes. As duas entidades assinaram ainda um Acordo de Responsabilidade Conjunta sobre o tratamento de dados pessoais, assegurando padrões elevados de cibersegurança e proteção de dados no âmbito do projeto.