14 de Agosto de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF de Trouxemil e Torre de Vilela promove segunda festa da região

24 de Junho 2022

A segunda festa da União de Freguesias (UF) de Trouxemil e Torre de Vilela vai ter lugar este fim de semana, nas Caves de Coimbra, após dois anos de interregno, devido à pandemia. “Este ano regressamos com mais vontade e ambição de uma festa melhor”, conta ao Despertar o presidente da UF, Horácio Costa. A entrada para o certame é livre.

Esta iniciativa conta com a participação de todas as associações da UF e traz consigo o seu cariz solidário com a realização de uma caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no domingo, por volta das 09h00, “em que o valor da receita angariado reverte totalmente a favor desta instituição”, menciona o autarca. O kit de inscrição tem um custo de cinco euros e engloba uma t-shirt “e o abastecimento durante a caminhada e mais alguns brindes”, explica.

O Concurso do Arroz-doce é um dos pontos altos deste certame. “A confeção do doce tradicional é a base deste concurso. Nós vamos entregar um prato a cada um dos concorrentes, sejam eles uma associação ou um particular e depois elegeremos os três melhores. Para ser finalista desta prova terá de corresponder a determinadas características como a decoração e o quanto cremoso está o doce. Por fim o vencedor será apadrinhado pela confraria do Arroz-doce de Almalaguês”, explica ao Despertar Horácio Costa.

Além da vertente solidária, desportiva, com a caminhada, e gastronómica “tão apreciada pelas gentes da região”, a festividade vai contar, também, com uma vertente musical “que não podia faltar neste tipo de iniciativa”, refere.

“Contamos com mais gente que a que tivemos há dois anos. Recebemos cerca de 1500 pessoas, esperamos que as que foram queiram repetir e as que não foram acabem por ir”, confessa o presidente, realçando que “o propósito desta iniciativa é sobretudo nos caracterizarmos como uma união, que é o que somos, e que entre as várias aldeias haja convívio que é o mais importante para nós”.

Programa de festas

A festividade inicia-se pelas 10h00, no sábado, com um jogo de futebol entre solteiros e casados no Campo ADCA. Segue-se, às 11h00, a abertura da Feira. O almoço decorre pelas 12h00. Na parte da tarde vai ser possível assistir a alguns espetáculos e realizar atividades físicas, como o espetáculo da pré-escolar “Centro Social da Ademia”, pelas 15h00, o Zumba pelas 16h00 e também a demonstração de Karaté Vilela. Ao final do dia a música começa com a banda filarmónica Adriano Soares, pelas 18h00, seguido de um jantar nas tasquinhas, pelas 19h00. Para fechar a noite o concerto de baile com a banda GMB, pelas 21h30, e a atuação do DJ DC, pelas 00h00.

O domingo, último dia do certame, começa com a Caminhada solidária “Todos por Todos”, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, pelas 09h00. A feira reabre pelas 10h00 e segue-se o almoço pelas tasquinhas, às12h00. À tarde poderão contar com animações do Grupo Abafas, pelas 14h00. A atuação da escola de música “vem à festa” ocorre pelas 15h00. O concurso do Arroz-doce inicia-se pelas 16h00 seguido do artista Nuno Santos, pelas 17h00. A festividade encerra pelas 22h00.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM