18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF de Souselas e Botão regressa à Idade Média com Feira Antiga

16 de Fevereiro 2024

A partir de hoje (16) e até domingo (18), a União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão vai realizar mais uma edição da Feira Antiga do Botão, que promete levar os visitantes numa viagem de outros tempos através da recriação de histórias e de tempos antigos.

“Esta feira acontece no âmbito das comemorações do Farol Manuelino que fizemos em 2014 para comemorar os 500 anos da atribuição do Farol. Todos os anos temos feito a Feira Antiga e a Feira Medieval, ou seja vamos ter aqui um misto, com duas alturas distintas. Feira Início de Século (que decorre no último dia) e a Feira Medieval”, disse o presidente da UF de Souselas e Botão, Rui Soares.

Com entradas gratuitas, o autarca afirma que vão ser três dias de “muita gastronomia variada, muita animação, muita alegria e de grande convívio”.

O evento abre portas hoje, pelas 18h00, com as tradicionais Tasquinhas de “comes e bebes”. Pelas 19h30 vai poder saborear diversos pratos típicos da UF de Souselas e Botão com a gastronomia da época e ainda o café da Borra. A animação está a cargo, pelas 20h00, com o grupo de gaiteiros, seguindo depois as danças orientais. Ao início da noite, pelas 21h30, decorre o Cortejo Medieval, com todas as classes Sociais e meia hora depois acontece o espetáculo de fogo. A festa continua noite dentro e às 24h00 é o encerramento das pipas.

Amanhã (17), a abertura do evento está marcada para as 11h00 com a presença dos vários expositores e das Tasquinhas. Durante a manhã a animação está itinerante por toda a feira com a Companhia BOMBARDA.

Pelas 14h30 vai ter lugar a cerimónia de abertura oficial da Feira Antiga pelo Arauto do Reino de Botão e Lorvão, prosseguindo o evento, pelas 15h00, com o Cortejo Medieval com todas as classes sociais no recinto do evento e ruas adjacentes. Todas as pessoas interessadas podem participar devidamente trajadas, sendo que a Bombarda empresta os seus trajes com inscrição prévia. Às 15h45 haverá uma demonstração de armas no acampamento e logo de seguida há animação com bailarinas, malabares e outras personagens míticas. Ao final da tarde há lugar para o teatro com o Grupo Aguarela de Memórias. Uma hora depois decorrerá uma cerimónia religiosa. Pelas 21h30, acontece o concerto na Igreja de Botão com a Tuna Souselense e pelas 23h00 vai haver um espetáculo de fogo. A noite encerra às 24h00.

No último dia (18), a Feira abre pelas 10h00 com a chegada dos Gaiteiros “Os Katembas”. Meia hora depois, a população é convidada a trajar à moda antiga. Depois dos comes e bebes e da animação por toda a feira, com elementos BOMBARDA e outros grupos musicais presentes, há, pelas 14h30, os Contos e Lendas de Outros Tempos.

A tarde continua com muita tradição, sendo que o encerramento das atividades acontece pelas 18h00.

A Feira Antiga do Botão vai na sua sexta edição e é uma iniciativa com grande notoriedade e impacto visível no número de visitantes e de artesãos locais e de fora, atraindo cada vez mais a comunidade a integrar-se e a conhecer a vida dos feirantes.

Rui Soares acredita que vai ser um bom fim de semana tendo em conta que o programa convida todos a irem até à freguesia de Botão. “Estamos aqui para receber as pessoas e dinamizar a freguesia. Temos as expetativa altas. Contamos com um programa muito denso. Se as pessoas não puderem vir todos os dias têm sempre a opção de vir um, porque qualquer dia é um dia que vale a pena vir. Vamos ter sempre muita actividade”, frisou.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM