2 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF de Souselas e Botão anseia por melhores transportes

31 de Maio 2019

Ter uma melhor rede de transportes públicos é um dos principais anseios da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão. “Os transportes continuam a ser uma das nossas grandes lutas e vamos continuar a lutar para que venham transportes dignos para a nossa UF”, sublinha Rui Soares. O presidente apela à atenção da Câmara de Coimbra, a quem já fez chegar esta preocupação. “Queremos que os autocarros, sejam dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) ou através de alguma concessão privada, circulem na freguesia entre as 06h30 e as 24h30. Se nós tivermos melhores transportes conseguimos que mais pessoas venham morar para a freguesia”, sublinha, acrescentando que é preciso “contrariar a tendência das pessoas saírem para outras freguesias”, dando conta que “desde 2017 a UF de Souselas e Botão perdeu mais de 200 eleitores”, o que “é muito preocupante”.

Rui Soares lamenta que na mesma freguesia haja duas realidades diferentes no que toca a transportes, havendo localidades com autocarros a passar de 30 em 30 minutos e outras praticamente sem nenhuns, considerando que é fundamental que haja, pelo menos, um autocarro a passar no mínimo de duas em duas horas.

Outra das lacunas sentidas pela população prende-se com as telecomunicações, existindo uma cobertura de rede insuficiente neste território.

A nível da saúde, a UF conta com uma boa resposta. O Centro de Saúde está a funcionar em pleno e prepara-se mesmo para aumentar a resposta. De acordo com Rui Soares, a Junta está a fazer uma parceria com a Casa do Povo de forma a arranjar espaço para fazer mais quatro gabinetes, de forma a poder receber mais dois médicos e um enfermeiro. Esta parceria assenta na cedência de parte das instalações da Casa do Povo que, em troca, passará a dispor de um espaço no antigo Posto Médico, para onde inicialmente se previa que mudasse a sede da Junta. Rui Soares explica que essa ainda não é uma decisão completamente posta de parte mas adianta que o desejo era “trazer a sede da junta para o centro da vila”, mais precisamente para as antigas instalações da CGD, estando em negociações com a empresa nesse sentido.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM