A União de Freguesias de Coimbra vai realizar, na próxima semana, de segunda a quinta feira, testes à covid-19 aos fregueses que o desejarem. Com esta medida, o executivo pretende tornar o Natal das famílias mais seguro, apesar de, como sublinhou hoje presidente João Francisco Campos, nenhum teste ser 100 por cento seguro.
Designado “Natal (em família) + Seguro”, este programa permite que todas as pessoas que o desejarem possam realizar o Teste de Pesquisa Antigénico (zaragatoa) de segunda a quinta feita, sendo que na segunda a testagem decorre na Delegação de S. Bartolomeu, na terça na sede (Bairro Sousa Pinto), na quarta no Mercado do Calhabé e na quinta na Delegação da Pedrulha. Vão poder ser efetuados testes todos os dias das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, com exceção de quinta feira, em que serão realizados apenas durante a manhã. A pensar nas pessoas que têm dificuldade em deslocar-se, a UF de Coimbra assegura a testagem no domicílio, entre as 18h00 e as 20h00. Cada teste custa 10 euros e 25 nas deslocações em casa mas, na eventualidade de ser testado mais do que um elemento do agregado familiar, os restantes testes custam os mesmos 10 euros. Em caso de comprovada carência económica, serão gratuitos.
Todos os testes são efetuados mediante marcação prévia, através do telefone 918 698 055, e são exclusivos aos fregueses da UF de Coimbra, que têm que responder a um questionário no ato da inscrição, sendo-lhe dada nessa altura a indicação do local e hora onde o devem realizar.
Durante a apresentação do programa, que decorreu hoje na sede da Junta, João Francisco Campos adiantou que estão disponíveis cerca de 600 testes, número que poderá ser rapidamente reforçado. Trata-se de testes rápidos, com resultados em cerca de 15 minutos. João Francisco Campos estima que possam ser realizados entre 100 a 150 testes por dia.
Com este programa, a UF pretende “ajudar as famílias a sentirem-se mais seguras dentro das suas próprias casas nesta época festiva”. O presidente sublinha, contudo, que, apesar do teste ajudar a perceber se a pessoa está ou não infetada no momento, “não é 100 por cento eficaz, como aliás não o é nenhum, uma vez que hoje a pessoa pode acusar negativo e amanhã positivo”. Apela, por isso, a todos para que “não relaxem no Natal”, até porque “há ainda um longo período a decorrer até termos toda a vacinação feita”.
João Francisco Campos adiantou ainda que a UF está disponível para ajudar os centros de saúde da freguesia na vacinação contra a covid-19, tal como sucedeu com a vacina contra a gripe, que decorreu no Pavilhão da Palmeira.
O presidente da UF de Coimbra desejou ainda que este “longo ano” termine da melhor forma e assegurou que a equipa que lidera continuará “atenta aos problemas da freguesia”.