18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

UC reabilita Biblioteca Joanina com mais de um milhão

10 de Fevereiro 2023

A Universidade de Coimbra (UC) iniciou esta semana a empreitada de reabilitação e conservação da Biblioteca Joanina, orçada em mais de um milhão de euros. A obra é promovida no âmbito da estratégia de preservação, beneficiação e salvaguarda do património histórico edificado da UC, que tem implicado, desde 2020, o lançamento de várias obras de recuperação e conservação dos edifícios do Paço das Escolas.

Os trabalhos abrangem a reabilitação de cobertura, fachadas, com exceção da fachada principal, que foi recentemente intervencionada, e ainda caixilharias do edifício. A empreitada deverá ficar concluída no primeiro trimestre de 2024 e será complementada com intervenções de melhoria do circuito elétrico e das condições de acessibilidade ao edifício.

Construída ente 1717 e 1728 (embora só tenha recebido os primeiros livros em 1750), a Casa da Livraria, “obra-prima do Barroco”, foi “edificada sob o patrocínio de D. João V, adotando a designação de Biblioteca Joanina em homenagem ao seu patrono”, referiu a UC. Edificada de modo a “exaltar o monarca e a riqueza do império, nomeadamente da provinda do Brasil, esta biblioteca é, para além de uma esplendorosa combinação de materiais exóticos, um verdadeiro cofre forte de livros”, afirmou. “Dotada de exemplares das mais raras coleções bibliográficas, a Biblioteca Joanina apresenta um acervo de coleções dos séculos XVI, XVII e XVIII, que representam o que de melhor se produzia na Europa culta do seu tempo”, acrescentou.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM