16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

UC lança novos cursos de Engenharia e Ciência de Dados no próximo ano letivo

25 de Abril 2020

O Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra vai reforçar a sua oferta educativa com uma licenciatura e um mestrado em Engenharia e Ciência de Dados já no próximo ano letivo (2020/2021), contando estas novas formações com a colaboração de vários departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

“É a nova profissão do século XXI em plena expansão, com elevada procura e com uma escassa oferta de profissionais”, realça a FCTUC, explicando que a Engenharia em Ciência de Dados é uma profissão na área da informática/computação com competências específicas para analisar, projetar e implementar serviços e soluções avançadas para a colheita, modelação, armazenamento, gestão e análise de dados (massivos) como recurso relevante para a tomada de decisão baseada em dados. Trata-se, como sublinha aquela Faculdade, de “uma necessidade crescente e transversal nas sociedades modernas abrangendo setores tão diversos como o comércio eletrónico, a saúde, os transportes, a gestão energética e a industrial”.

O Mestrado em Ciência e Engenharia de Dados tem a duração de dois anos, estando o plano curricular estruturado de forma a oferecer formação avançada na área de Ciência de Dados, em particular nos algoritmos e nas metodologias de aprendizagem computacional necessários à preparação, redução, análise, visualização e interpretação dos dados. Permite também adquirir conhecimento sobre o dimensionamento da infraestrutura necessária às soluções modernas de Engenharia de Dados, em particular no que concerne à sua fiabilidade e escalabilidade. A Ciência de Dados pode ainda ser usada em domínios aplicacionais específicos tão distintos, como na indústria, na medicina, na física, entre outros.

A Licenciatura em Engenharia e Ciência de Dados (ainda em fase de aprovação pelo ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) foi planeada de forma a conferir uma formação sólida nos princípios e nas metodologias da Engenharia e Ciência dos Dados, particularmente ao nível dos seus fundamentos matemáticos, estatística, algorítmicos e metodológicos, habilitando os seus formandos principalmente para o prosseguimento de estudos avançados, em particularmente ao nível do mestrado.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM