23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Turismo do Centro homenageou personalidades que se distinguiram no setor

23 de Julho 2021

A Turismo Centro de Portugal (TCP) homenageou, na semana passada, várias personalidades que se destacaram em benefício da atividade turística. Durante esta cerimónia, que decorreu na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, foram recordadas algumas pessoas falecidas recentemente, assim como foram entregues também os prémios anuais da TCP.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, deixou uma mensagem de esperança para o setor. “Importa não perder a esperança e confiar na ciência, acreditando que melhores dias virão e que o turismo voltará a gerar riqueza nos nossos territórios. Apesar das dificuldades e das restrições, os setores da hotelaria, da restauração e do comércio têm conseguido resistir. Merecem, por isso, o nosso público agradecimento e reconhecimento”, realçou.

Já o presidente da TCP, Pedro Machado, sublinhou que as distinções atribuídas “não são apenas prémios de reconhecimento e de mérito”. “O que aqui celebramos é a marca Centro de Portugal. Uma marca com um percurso notável nos últimos anos, que foi capaz de ganhar o seu próprio posicionamento no contexto nacional e internacional, num percurso que nos honra e orgulha a todos”, considerou.

Pedro Machado recordou que, anualmente, a TCP reconhece “aqueles que se destacaram do ponto de vista do empreendedorismo e académico”, tendo sido homenageadas agora “personalidades que de alguma forma emprestam a sua notoriedade à marca Centro de Portugal”. “E quisemos também homenagear a memória associada ao arrojo, à coragem e ao trabalho das personalidades que homenageamos a título póstumo. Foram personalidades inesquecíveis e continuamos a contar com o legado que nos deixaram”, acrescentou.

Presente na cerimónia, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, deixou também uma mensagem de ânimo e conforto para todos os presentes. “Celebrámos pouco no ano passado, celebramos ainda muito pouco este ano e precisamos de celebrar mais. O turismo é um setor de afetos, um setor de pessoas para pessoas. Deixo uma palavra de ânimo para quem hoje vê o seu trabalho ser reconhecido e para todos nós, que temos de dar o nosso melhor para sairmos destes tempos difíceis”, sublinhou.

A entrega de prémios começou com as homenagens, a título póstumo, a personalidades que “muito fizeram pela região Centro de Portugal”. Na presença de familiares, foram recordados Jorge Coelho (político, gestor e empresário), Carlos Bernardes (presidente da Câmara de Torres Vedras), João Ataíde das Neves (deputado, secretário de Estado e presidente da Câmara da Figueira da Foz) e António Almeida Henriques (secretário de Estado e presidente da Câmara de Viseu).

Foram igualmente distinguidas pessoas e instituições que levam mais longe a marca Centro de Portugal a nível turístico, nomeadamente a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a Associação da Rota da Bairrada, o chef Diogo Rocha e o músico José Cid.

No final, foram entregues os prémios anuais da TCP. O projeto “Contigo, há descoberta”, de Maria José Fonseca, venceu o Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico. Na segunda posição ficou o projeto “Escape Out”, de Hélder Duarte, e na terceira “GUIA – Guia de Utilização Interativa Aplicado ao Turismo do Estrela Geopark”, da Associação Geopark Estrela. No Concurso de Teses Académicas foram premiados Ana Martins Maia, autora da melhor Tese de Mestrado; e João Pedro Estêvão, com a melhor Tese de Doutoramento.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM