21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Trail do Chícharo vai percorrer caminhos de Alvaiázere

1 de Outubro 2021

O Município de Alvaiázere vai promover, na terça feira, feriado do 5 de outubro, a quarta edição do Trail do Chícharo, um evento que concilia a vertente desportiva com a de lazer e que vai dar a conhecer alguns dos espaços emblemáticos do concelho.

A prova inclui duas corridas competitivas, sendo um trail mais longo, com 30 quilómetros, e outro mais curto, com 18. Integra, ainda, uma caminhada pela natureza, não competitiva, num percurso de cerca de 12 quilómetros.

De acordo com os promotores, os percursos, abertos a diferentes escalões, vão passar por trilhos inseridos na serra e concelho de Alvaiázere e pretendem promover o “convívio, saúde e bem estar dos participantes em associação à prática do desporto de natureza”.

De referir que no Trail Longo só podem participar atletas com mais de 18 anos, enquanto que o Trail Curto se destina a maiores de 16. Já na caminhada podem participar menores de 16 anos, desde que acompanhados por um adulto responsável pela sua participação.

No final, nos dois trails, haverá troféus para os três primeiros classificados da geral e de cada escalão (masculinos e femininos) e, ainda, para as três primeiras equipas.

Os atletas que se inscreverem têm direito a dorsal, tshirt, abastecimentos, prémio Finisher, massagens, banhos quentes, bifana e sopa no abastecimento de meta e outros brindes angariados pela organização.

O secretariado vai estar em funcionamento no domingo, das 14h00 às 20h00, e na segunda feira, das 9h00 às 17h00, para levantamento de dorsais. Reabre no dia da prova, às 7h30. O programa desse dia continua, às 8h40, com o “Controlo Zero” do Trail Longo, cuja partida está marcada para as 9h00. O “Controlo Zero” do Trail Curto começa às 9h05 e a partida às 9h30. A caminhada tem início às 9h45, depois de 10 minutos de aquecimento. O programa termina com a entrega dos prémios, prevista para as 12h15 e 12h45.

******

Alvaiázere mantém viva tradição do chícharo

SONY DSC

Alvaiázere quer continuar a ser conhecida como a “Capital do Chícharo”. Apesar de não realizar este ano o tradicional festival dedicado a esta famosa leguminosa – “Alvaiázere Capital do Chícharo”, que inclui habitualmente a Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato e o Festival Gastronómico do Chícharo – devido à pandemia da covid-19, a autarquia quer assinalar e promover este produto que tanta história tem no concelho, celebrando a sua história e mantendo viva, de alguma forma, a tradição.

O chícharo é uma leguminosa parecida, em aspeto, ao tremoço, de cultivo fácil, nutritivo e que pode ser cozinhado da mesma maneira que o feijão, podendo acompanhar pratos tão diferentes como peixe, enchidos, bacalhau, entrecosto, cabrito, sopa, migas e tartes.

Em Alvaiázere continua a ser um produto muito acarinhado, ajudando a promover o concelho e atraindo todos os anos muitos apreciadores. Enquanto as condições de saúde pública não permitem a realização deste certame, que decorre habitualmente nestes primeiros dias de outubro, o Município vai continuar a promovê-lo de outras formas. Para além do Trail do Chícharo, marcado para terça feira, vai lançar já hoje, às 20h00, na Casa da Cultura, o I Festival Internacional Fernando Lopes – AlvaiázereCine (FIFLAC) de curtas-metragens e, durante todo o mês, promove o concurso “Ornamentação de janelas, varandas, montras e ruas da minha terra”, evento que pretende levar o chícharo a vários espaços do concelho.

*******

Festival de cinema em Alvaiázere

O Município de Alvaiázere lança hoje, a partir das 20h00, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, o I Festival Internacional Fernando Lopes – AlvaiázereCine (FIFLAC) de curtas-metragens. Com prémios até 4.000 euros, o FIFLAC terá inscrições abertas entre hoje e 8 de novembro, para curtas-metragens de ficção, animação, documentário e videoclips.

O festival terá ainda uma categoria especial, que premiará curtas-metragens realizadas em ambiente de formação cinematográfica. Este evento surge no âmbito da formação cinematográfica AlvaiázereCine, que teve início em fevereiro deste ano, com a participação de alunos de várias nacionalidades, nomeadamente Portugal, Brasil, Espanha e Itália, num total de 300 horas.

Desta formação resultaram três curtas-metragens – “Trela”, “Máscara” e “Se és poeta…” -, que serão exibidas hoje, durante a apresentação pública do festival, que poderá ser acompanhada presencialmente na Casa Municipal da Cultura ou online, através do facebook e do youtube.

Os vencedores serão conhecidos no encerramento do FIFLAC, que irá decorrer entre 10 a 12 de dezembro.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM