23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Tradição do Carnaval une Góis, Mealhada e Mira

4 de Fevereiro 2022

Chama-se “Foliar entre montes e mar” o programa cultural que une os municípios da Mealhada, Mira e Góis. Trata-se de um projeto em rede que alia a tradição carnavalesca de cada um destes concelhos – o samba da Mealhada, os caretos da Lagoa de Mira e a corrida do Entrudo de Góis.

Tendo por base estas tradições, vai decorrer nestes concelhos um vasto programa que inclui exposições, música, teatro, dança, workshops, lançamento de livros e, mesmo, produtos turísticos inovadores, como roteiros enogastronómicos.

Na Mealhada, o Carnaval é vivido ao ritmo dos passos e sons do samba, com a exuberância do Carnaval inspirador, o do Rio de Janeiro (Brasil), trazido pelas quatro escolas de samba que vão perpetuando, de avós para pais e filhos, esta tradição.

Mira dá destaque à tradição antiga dos caretos da Lagoa, que saem à rua de “Campina”, a máscara pintada e ornamentada com cornos e peles de animais. Trajam saia vermelha, numa alusão ao pecado e camisa branca que simboliza a pureza. Trazem presos em correias de couro os inevitáveis chocalhos. A tradição é antiga e, acredita-se, tem ligação a rituais pagãos de iniciação dos rapazes na idade adulta.

Em Góis vive-se o entrudo tradicional das Aldeias do Xisto com a “Corrida do Entrudo”. Nesta corrida, as máscaras de cortiça são adorno obrigatório. Feias e diabólicas, são adornadas por vários elementos como os cornos de cabras, barba de milho, lã de ovelha, hastes de veados, dentes de javali… E por detrás destas, manda a tradição que sejam declamadas “quadras jocosas” sobre os habitantes das aldeias corridas.

Na Mealhada o programa começa a 23 de abril e prolonga-se até agosto. Já em Mira começa a 26 de fevereiro e estende-se até agosto. Em Góis começou em janeiro e decorre até setembro.

Com um investimento de mais de 250 mil euros, financiado pelo Centro 2020, este programa tem como objetivo a “promoção e preservação da herança cultural de cada território”, assim como pretende “promover um produto turístico diferenciador, permitindo aumentar a capacidade de atração de visitantes”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM