A circulação no Itinerário Principal 3 (IP3) está cortada desde esta madrugada entre os nós de Penacova e Miro. De acordo com as informações da empresa Infraestruturas de Portugal (IP), SA, estes condicionalismos vão manter-se por três semanas, sendo necessário, devido “a trabalhos de desmonte de blocos de pedra de grandes dimensões”, proceder “à interdição total da circulação rodoviária no IP3, em ambos os sentidos”.
Pelo mesmo motivo, vai ser interditada a Estrada Nacional 2 (EN2) na mesma localização, pois a empreitada obriga a uma interdição total do trânsito de modo a garantir a rápida execução da intervenção e em totais condições de segurança, acrescenta a IP.
Os desvios de trânsito previstos são os preconizados pela Infraestruturas de Portugal e os desvios locais, da iniciativa municipal. Assim, a IP apresenta duas opções – na A, no sentido Coimbra/Viseu, o trânsito será desviado pelo IC2 até à Mealhada, seguindo pela EN234 pelo Luso em direção a Mortágua, e depois pela EN228 até ao IP3; e no sentido Viseu/Coimbra o desvio ocorrerá no sentido inverso. Na opção B, no sentido Coimbra/Viseu o trânsito será desviado pela EN17, até S. Martinho da Cortiça, seguindo depois pelo IC6 até ao Nó da Raiva do IP3; e no sentido Viseu/Coimbra, o desvio ocorrerá no sentido inverso.
Já os desvios locais de trânsito preconizados pelo Município de Penacova preconizam que no sentido Espinheira ou Penacova/Oliveira do Mondego se siga pela ex-EN235 até ao Casal de Santo Amaro, prossiga pela EM591 para Chã, Gondelim, Barragem da Raiva, Coiço, Alto das Lamas e nós de Miro (IP3) ou da Raiva (IP3/IC6). No sentido Oliveira do Mondego/Penacova ou Espinheira, podem optar pelo caminho paralelo ao IP3, Alto das Lamas, Coiço, Barragem da Raiva, Gondelim, Chã, Casal de Sto Amaro e nó Espinheira (IP3).
No caso da EM534 e CM1268 (Miro/Vale do Tronco) para Penacova/Espinheira, a opção A sugere a variante de Miro, IP3 até nó de Oliveira do Mondego, caminho paralelo ao IP3, Alto das Lamas, Coiço, Barragem da Raiva, Gondelim, Chã, Casal de Santo Amaro e nós da Espinheira ou de Penacova (IP3) e sentido inverso. Já a opção B propõe a ligação pelas EN17 e EN2, por Vila Nova de Poiares, Ronqueira, Carvoeira e Penacova e sentido inverso.
A Câmara de Penacova explica que se trata “de uma obra de iniciativa da empresa responsável pela rede viária nacional, que irá causar graves perturbações, incómodos e inconvenientes”. Adianta, também, que “o Município de Penacova propôs diversas medidas de mitigação dos efeitos nefastos, como uma maior vinculatividade dos desvios de tráfego, o alargamento do horário de trabalho e o reforço da intervenção da GNR no que respeita à orientação do trânsito, mas tais propostas não obtiveram acolhimento junto do dono de obra”.
Realça também que, “ciente dos impactes negativos que a obra irá provocar, articulou ainda assim com diversas entidades medidas excecionais, com destaque para as questões de proteção civil (que levam à adoção de medidas excecionais de descentralização do socorro às populações) e de transporte escolar e não escolar (que levam a um planeamento complexo de adaptação de horários, em articulação com os concessionários e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra)”.