Torres do Mondego dá as boas vindas ao verão com diversas iniciativas, entre julho e setembro.
No dia 6 de julho, sábado, a Academia de dança WolfDance vai dinamizar uma caminhada ‘plogging’ de três quilómetros, desde a Mata de Vale de Canas até à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro.
A iniciativa, que tem como objetivo desafiar os participantes a recolher o lixo que forem encontrando ao longo do percurso, é aberta à comunidade, tendo início agendado para as 17h00.
Após a caminhada, a academia vai organizar o “Sunset WolfDance” na praia fluvial, no qual haverá música e muita dança, proporcionada por vários grupos do concelho. De seguida, no mesmo local, realizar-se-á um jantar para todos os interessados.
A participação na caminhada tem um valor de cinco euros. Caso os participantes queiram também atender ao jantar, o total ficará por doze euros. As inscrições devem ser efetuadas previamente através do e-mail da Junta de Freguesia de Torres do Mondego ou das redes sociais da Associação WolfDance.
No final deverá haver ainda um espetáculo de fogo, que só se realizará caso não haja condicionamentos devido ao risco de incêndio.
No fim de semana de 19 e 20 de julho, vai acontecer a quinta edição do Festival M, que promete trazer muita música à freguesia.
O evento, que procura abranger diversos estilos musicais, vai contar com a atuação de artistas “emergentes”.
Na sexta-feira (19) subirão ao palco System Exclusive, Ruze, Elis Paprika e Unsafe Space Garden e no dia seguinte Mandale Mecha, Zoe Mazah e Biblioteka prometem fazer as delícias do público.
Os concertos vão acontecer entre as 19h00 e as 23h00 em ambos os dias.
A edição deste ano será organizada em parceria com o Luna Fest, que terá montado no recinto o seu DJ set.
Satisfeito com o sucesso do certame nos últimos anos, o presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso, explicou que a organização tem apostado em “artistas menos do mainstream”, para que estes possam ter mais oportunidades. A entrada é gratuita.
Mas as atividades promovidas pela JF de Torres do Mondego não acabam com a realização do Festival M, uma vez que, no dia 15 de setembro, se vai realizar o “Mondego Ultra Trail”, uma iniciativa desportiva que pretende desafiar os mais competitivos a caminhar pelos trilhos nas Torres do Mondego.
Este evento já vai na nona edição e as inscrições estarão a decorrer até dia 8 de setembro, sendo que só 200 pessoas poderão participar.
A iniciativa conta com duas provas. A mais longa, com 30 quilómetros, “passa pelos pontos mais interessantes dos trilhos”, afirmou João Veríssimo, membro da organização do “Mondego Ultra Trail” e diretor de prova.
“Esta caminhada exige alguma preparação física”, reiterou, uma vez que haverá “muitas subidas e descidas com grande desnível”.
A caminhada mais curta terá 13 quilómetros e, de acordo com o diretor de prova, “será mais fácil” e “acessível”.
A participação na prova de 30 quilómetros tem o valor de 30 euros. Por sua vez, a prova menos extensa custa 15 euros.
A organização do “Mondego Ultra Trail” procurou que na realização da iniciativa não houvesse qualquer tipo de plástico e, por essa razão, todos os materiais utilizados serão recicláveis.