A Fundação ADFP tem abertas, até 30 de abril, as candidaturas a bolsas de estudo no St. Paul’s School, colégio bilingue situado em Fala, na União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.
“O St. Paul’s School é um colégio privado, sem apoios do Estado, onde as famílias investem num ensino bilingue, de excelência, para os seus filhos, facto que impede algumas crianças de frequentar o St. Paul’s, devido a insuficiência económica da família para fazer face às mensalidades”, explica a Direção.
A Fundação ADFP considera “ser prioridade nacional promover a liberdade de ensino e um sistema educativo que privilegie a valorização das capacidades intelectuais dos alunos”, defendendo, por isso, que “as crianças talentosas ou sobredotadas devem merecer uma atenção especial por parte da escola e da comunidade, não sendo só responsabilidade da família”.
É nessa filosofia que se insere o seu projeto “Mentes Brilhantes”, que visa a deteção de crianças sobredotadas, e estas bolsas, que serão atribuídas pelo quarto ano consecutivo. A Fundação vai atribuir três bolsas de estudo, no ano letivo 2022/2023, para alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos (um por ciclo) aos candidatos que, “apesar de revelarem excelentes capacidades académicas e desejarem frequentar o St Paul’s School, não possuam condições económicas para o fazer”.
Os critérios de seleção dos candidatos assentam no mérito académico, na recomendação do aluno por parte de docentes ou diretores de estabelecimentos de ensino que tenham frequentado e entrevistas a realizar com o aluno e respetiva família.
Os interessados podem submeter a sua candidatura eletrónica até 30 de abril, através de formulário disponibilizado no portal eletrónico da Fundação ADFP.