20 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure: Serviços de Ação Social e Saúde mudam de instalações

27 de Setembro 2019

Os Serviços de Ação Social e Saúde de Soure estão a funcionar agora numas novas instalações, situadas junto à Biblioteca Municipal. Com esta mudança, o Município pretende dotar estes serviços de “melhores condições de atendimento ao público, nomeadamente no que respeita a questões de confidencialidade e sigilo, bem como de acompanhamento de pessoas e situações de vulnerabilidade social”.

Esta alteração enquadra-se ainda, como refere a autarquia, na política municipal de descentralização de serviços e repovoamento da zona baixa da vila, que está a ser requalificada, como é o caso da Rua Alexandre Herculano, que foi também simbolicamente inaugurada na semana passada. Tem também em conta o facto de naquela artéria funcionarem já os serviços da Segurança Social, conferindo assim maior proximidade às pessoas que precisem de recorrer a estes serviços.

Recorde-se que o Município de Soure tem apostado neste setor que funcionou, até 2013, agregado à Educação e Juventude. Desde essa altura, trabalha de forma autónoma e conta atualmente com cinco recursos humanos e uma viatura.

Esta unidade orgânica agrega as áreas de Ação Social e Saúde, que estão intimamente ligadas em vários eixos de intervenção. A parte de Ação Social integra a Rede Social do Concelho e, neste âmbito, gere acordos com Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, os programas de Emergência Social, de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas e Apoio ao Arrendamento e Apoio a Reabilitação de Habitações Degradadas. Dinamiza, ainda, o programa de Teleassistência a Idosos, o Programa de Incentivo à Natalidade “Cegonhas”, o projeto Movimento por um Sorriso, o Encontro Intergeracional do Concelho de Soure e o EPIS – Empresários para a Inclusão Social.

Na área da Saúde, coordena a estratégia municipal de promoção de estilos de vida saudáveis, participa no planeamento da rede de equipamentos de saúde municipais, nomeadamente a nível dos cuidados de saúde primários e hospitalares e apoia as entidades e associações que desenvolvem ações no âmbito da promoção da saúde. É neste sentido que surge o programa municipal “Soure Mais Saúde”, onde se inserem todas as iniciativas desta competência, designadamente o projeto “Saúde Oral Para Todos”, o Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, o Programa para a Promoção da Alimentação Saudável e da Atividade Física e o projeto “Noites Saudáveis”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM